Você já otimizou seu site para acesso mobile?

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / Você já otimizou seu site para acesso mobile?

Você já otimizou seu site para acesso mobile?

Imagine que você precise acessar uma loja online, mas não há computadores por perto no momento. Você se valerá de um recurso comum nos dias de hoje, o dispositivo móvel. Porém, ao realizar o acesso mobile, simplesmente não consegue navegar.

Links quebrados, imagens fora de padrão tomando boa parte da tela e botões pequenos demais para se clicar são só alguns dos pontos que acabam com a navegabilidade de um site em um dispositivo mobile.

A saída para esse problema é utilizar um modelo responsivo para melhorar a experiência do cliente junto à sua marca e não perder mais nenhum comprador irritado por não conseguir realizar uma compra por meio de seu smartphone.

Quer saber mais sobre os benefícios do acesso mobile? Então continue a leitura!

A importância do acesso mobile

Você deve estar se perguntando: se eu tenho uma boa renda com os clientes convencionais, que utilizam desktops ou notebooks, por que então investir no desenvolvimento de um site responsivo?

O futuro é móvel, e as empresas que não se adequarem a esse fato não terão espaço no mercado em breve. Segundo um levantamento de 2015 realizado pela Flurry, consultoria em tecnologia situada nos Estados Unidos, o Brasil está na 5ª colocação no ranking de “viciados em dispositivos móveis”, que utilizam aplicativos mais de 60 vezes por dia.

Essa informação já pode mostrar que não se adequar ao meio móvel será um problema para a sua empresa. Por isso, organizamos algumas dicas para ajudar você a otimizar seu site para mobile.

1. Invista em um design responsivo

O Google, gigante de buscas que vai auxiliar o seu cliente a encontrar você, reconhece três configurações para utilização em dispositivos móveis:

  1. entrega dinâmica;
  2. website separado para mobile;
  3. e design responsivo.

Dos modelos apresentados, o recomendado pelo Google é o design responsivo. Essa predileção vem do fato de o site responsivo apresentar algumas vantagens em relação aos outros dois modelos citados. São elas:

  • única url: independentemente do dispositivo usado pelo seu cliente, a entrega das informações se dará por uma única url, poupando o trabalho do Google de indexar várias urls para o seu site;
  • menos manutenção: com apenas um site, você tem uma redução de custos de manutenção;
  • tempo de carregamento: sem a utilização de redirecionamentos por conta do dispositivo usado no acesso, o tempo de carregamento é menor.

 

Veja também:

mobile commerce responsivo ou aplicativo

Mobile commerce: site responsivo ou aplicativo?

2. Pense em seus textos e imagens

A tela de um smartphone é muito menor do que de um computador. Portanto, pensar nisso na hora de desenvolver seus textos e escolher suas imagens faz parte de uma boa estratégia mobile. Um site leve — com carregamento rápido — leva vantagem no rankeamento.

Entre as opções que você pode utilizar para adequar seu conteúdo para mobile estão:

  • aumentar suas fontes;
  • ampliar seus botões e CTAs;
  • utilizar imagens de qualidade em arquivos comprimidos;
  • uso de texto alternativo em imagens;
  • inserção de vídeos compatíveis com dispositivos móveis.

Veja também:

mobile first

Mobile First: nova estratégia para criar sites

3. Otimize seu conteúdo

Com uma tela menor, o seu cliente também pode se cansar de ler seu conteúdo mais facilmente. Por isso, é importante condensar informações. Em vez de escrever um texto com 3000 palavras, você poderia utilizar 500, sendo mais sucinto ao passar suas ideias.

Ao buscar por informações rápidas, seu comprador achará seu site interessante, caso o seu conteúdo seja relevante e de simples leitura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a relevância de otimizar seu site visando ao acesso mobile, deixe o seu comentário contando um pouco mais sobre os desafios que enfrenta e a sua opinião sobre o nosso conteúdo!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

video-no-ecommerce-saiba-como-usar-esse-recurso-para-vender-maisfim do esedex