Você conhece a plataforma magento? Descubra suas facilidades!

Home / Operação / Plataformas de Ecommerce / Você conhece a plataforma magento? Descubra suas facilidades!

Você conhece a plataforma magento? Descubra suas facilidades!

Presente em mais de 250 mil lojas virtuais em todo o mundo, a plataforma Magento é sem a menor sombra de dúvidas uma das mais completas e robustas do mercado. Se não fosse, não seria utilizada por empresas como Saraiva, Canon e Burger King.

Criada em 2007 por uma empresa de softwares californiana — a Varien —, o seu reconhecimento foi tanto que, em 2011, a Magento foi adquirida pelo grupo eBay, uma das maiores companhias da internet.

De qualquer maneira, este artigo foi preparado para apresentar os principais pontos em relação a ela. Se você deseja crescer o seu negócio aproveitando-se das vendas online, não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

O que é a plataforma Magento?

Para começar, é importante que você compreenda o que é a plataforma Magento. Embora assim chamada, o Magento (software) é uma aplicação web que programa e executa todas as funções que se referem ao gerenciamento de um comércio eletrônico.

Tecnicamente falando, o Magento nada mais é do que uma plataforma de e-commerce. De acordo com a revista americana Inc., ele está entre as principais e melhores ferramentas da categoria.

Voltando à sua história, mais especificamente ao ano em que foi lançado oficialmente (2008), o seu diferencial era a customização. A versão inicial foi batizada de Magento Community.

De lá para cá, diversas reformulações ocorreram. Em 2015, o mercado foi agraciado com o tão aguardado Magento 2.0. Entretanto, a versão 1.9 ainda é tida como a mais completa e estável de todas, motivo que a faz também a mais popular.

Quais são os seus recursos?

No que diz respeito aos seus recursos, não há segredo algum. O modo mais simples de entender a plataforma Magento é visualizando as suas funcionalidades que, por sua vez, são divididas em módulos.

Cada um deles é encarregado por um conjunto de ações. Exemplo:

  • módulo de pagamentos;
  • módulo “carrinho de compras”;
  • módulo de pedidos;
  • módulo de controle de estoque;
  • módulo de entrega e logística;
  • módulo de clientes;
  • módulo de produtos.

Caso seja necessário adicionar um novo “departamento”, basta criá-lo e incluí-lo ao sistema.

Quais são as suas características?

Em relação às características da plataforma Magento, a principal delas é o aspecto que acabamos de citar: os módulos. Outra que vale ressaltar é que este é um software Open Source (código aberto), o que possibilita um altíssimo nível de personalização.

O sistema foi desenvolvido na linguagem de programação PHP, amplamente utilizada em todo o planeta por programadores e outras soluções. O CMS WordPress serve para exemplificar a popularidade do PHP.

Além disso, a plataforma Magento também tem entre as suas características os seus templates e extensões, boa parte deles gratuitos. No Theme Forest, você encontrará tudo o que precisa para “desenhar” a sua loja virtual.

Por fim, fique sabendo que, se você precisar, existem diversos desenvolvedores brasileiros aptos a realizar um excelente trabalho nesse sistema.

Esperamos que você tenha entendido o que é a plataforma Magento e que também tenha gostado deste artigo. Se sim, deixe seu comentário aqui!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

153713-3-dicas-essenciais-para-aumentar-sua-lista-de-emails189508-afinal-o-que-e-cross-selling-e-upselling-saiba-como-aplicalas