Os vídeos são os novos textos!

Home / Estratégia para Ecommerce / Os vídeos são os novos textos!

Os vídeos são os novos textos!

O marketing digital vem sendo cada vez mais valorizado e utilizado para atrair novos negócios, ressaltar a identidade de marcas e, principalmente, criar relacionamento entre empresas e clientes. Sabe por quê? Porque o marketing tradicional, que teve início lá na década de 40, ficou quadrado e já não consegue mais acompanhar o avanço tecnológico da comunicação e as demandas da sociedade.

Nessa conjuntura, de incessantes desafios e transformações, os conteúdos em vídeo estão muito presentes nas culturas empresariais. Além de mais atrativos, por conterem imagens e sons, eles podem cumprir sua função de maneira ágil, para não tomar muito tempo de quem está assistindo ao material.

Melhor ainda se tivermos uma narrativa envolvente, a partir de um roteiro bem estruturado. Experiências agradáveis (ou pelo menos que não sejam torturantes) tendem a gerar maior simpatia pelos produtos ou serviços que a gente quer divulgar.

Revoluções por segundo

Contar somente com os meios convencionais das ações de marketing já não é mais suficiente quando falamos de instigar e cativar o público. Embora haja exceções, frequentemente eles podem ser monótonos e entediantes – e vamos ser sinceros: quem ainda lê páginas e páginas para assimilar um conteúdo que, em apenas um minutinho, pode ser muito bem captado num vídeo?

Difícil encontrar alguém que ainda prefira conteúdos à moda antiga. De acordo com levantamento do site Administradores.com, em 2019, nada menos do que 80% da circulação online será de vídeos. Atualmente (agosto de 2017), o resultado de buscas por vídeos já é 41% maior que o de buscas por textos. É muito nítido esse impulso coletivo para obter, no dia a dia, mais dinamismo e interatividade – que só crescem com o passar do tempo.

Não fique para trás

Toda essa tendência não fica restrita a certos nichos de mercado ou a empresas de grande porte. O restaurante Compotta, em São Paulo, é um exemplo de quem usou o recurso do vídeo brilhantemente. Para a inauguração, já nos ajustes finais do planejamento, decidiu enviar um vídeo-convite aos futuros clientes – e, adivinha?! Ele foi aberto por 90% das pessoas que receberam. Histórias de sucesso acontecem (principalmente) com quem tem ousadia e sabe entender seu público.

Vídeos costumam chamar mais de imediato a atenção dos usuários. Ao passar pelas centenas ou milhares de informações que aparecem na sua linha do tempo, tendem a ser atraídos por imagens em movimento.

E qual é o principal objetivo de um vídeo? As respostas podem até variar. Mas certamente um grande número de realizadores vai dizer que o objetivo principal é capturar o olhar e a atenção do espectador através do seu conteúdo.

 

E aí? Vamos começar?

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

vídeo marketingdesconfiança do consumidor