A vida empreendedora

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / A vida empreendedora

A vida empreendedora

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE EMPREENDEDORES, MAS JÁ PAROU PARA PENSAR COMO É A VIDA EMPREENDEDORA?

Ter uma ideia; Ficar milionário. O espaço entre essas duas ideias é muito maior que um simples ponto e vírgula. Como é então a vida de um empreendedor? Seriam eles de outro mundo?

Em uma era de crescimentos metafóricos, estrelas repentinas e celebridades súbitas. Se fez disseminar um mito de que a vida de empreendedor é algo fácil e rápido, que no instante seguinte ao de tomar a decisão de ir nesse caminho, as portas já se abrem e a fortuna é abundante. O grande mito de que a vida empreendedora é simplesmente luxo, fama e dinheiro, já iludiu e seduziu muitas pessoas.
A realidade é um tanto diferente. Não é mentira que os homens mais ricos do mundo são empreendedores e que em um dado momento tiveram sim que tomar decisões arriscadas, tiveram que dar o mais importante e difícil passo: o primeiro. Porém, não foi no segundo instante, ou na cena seguinte como em um filme, e muitas vezes nem no décimo capítulo depois que eles tiveram êxito.

O que acontece nos bastidores?

O que acontece nesse intervalo de tempo? Por quais situações essas pessoas, que até então eram comuns e decidiram mudar, passaram? Quais foram seus medos? Será que pensaram em desistir? Recuar? Será que em dado momento falaram: “Basta! Não vai dar certo!”?
Pois é. Diferentes são os caminhos e as histórias e os sentimentos. No entanto, só uma certeza reina: a vontade foi maior que todo medo.
Esse é o segredo dos desbravadores do amanhã, aqueles que olham para o futuro sabendo onde querem e vão chegar, aqueles que podem até recuar em dados momentos, mas depois avançam com um desejo avassalador. Coragem é o ingrediente secreto que está no DNA de todos eles.
Não se iluda, empreendedores não são seres de outro mundo, assim como empresários bem sucedidos não são e nem qualquer pessoa que chegou em um lugar que você almeja chegar. Sendo assim, todos eles sentem medo. E, totalmente contraditório do que o senso comum tenta apoiar e enfiar goela abaixo, chegar em um ponto que se deseja não é o oposto de ter medo. É sim o oposto de se paralisar perante o medo.

O medo é o combustível

O medo para que tem a vontade maior que os obstáculos serve como mais um combustível. Graças ao medo de fracassar, graças ao medo de não conseguir e sobretudo o medo de não ter dado o máximo de si e viver eternamente com a dúvida do “se”, é que eles recarregam suas energias dia após dia, noite após noite, fracasso após fracasso.
A vida empreendedora é recheada de surpresas, obstáculos, altos e baixos, mas com certeza, é uma vida extremamente gratificante para aqueles que decidem se empenhar em buscar e entregar algo fantástico para as pessoas, algo ainda não visto ou feito anteriormente. É uma vida extremamente gratificante para aqueles que não buscam a glória, mas buscam acima de tudo a realização. Buscam o desejo de terem a certeza de, assim como Steve Jobs disse, “Ser o homem mais rico do cemitério não me importa… Ir para cama à noite dizendo que nós fizemos algo maravilhoso… Isso é o que importa para mim.”
Hawan Moraes
Hawan Moraes
Hawan Moraes é Sócio-Fundador da Simples. Inovação e Modelagem de Negócios, atua com consultoria e empreendedorismo há mais de 5 anos. Atualmente é um dos responsáveis pela criação da estratégia do e-commerce da First Class, segunda maior empresa do Brasil no setor de cama, mesa e banho. Já participou de diversos projetos, de alimentação até projetos artísticos e óleo e gás. Inspirado em Richard Branson (fundador do Virgin Group), está sempre em busca de novos modelos de negócios. Apaixonado por música, filmes e viagens. Viciado em lego e desafios.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

experiência do usuário em ecommercemudar de carreira