Por que seu e-commerce precisa de marketing digital?

Home / Estratégia para Ecommerce / Por que seu e-commerce precisa de marketing digital?

Por que seu e-commerce precisa de marketing digital?

Público e credibilidade são duas coisas que não se conquistam da noite para o dia. E a concorrência por elas na web é grande para as lojas virtuais. É aqui que entra o marketing digital: para o e-commerce, essa área pode oferecer uma série de vantagens competitivas, que vão da divulgação da marca à retenção de clientes.

Quer saber como? Confira, a seguir, 5 vantagens de investir em marketing digital para e-commerce!

1. Aumentar a visibilidade

Uma estratégia bem elaborada de marketing digital atua em diversas frentes para aumentar a visibilidade da empresa. E existem várias ferramentas para alcançar esse objetivo: anúncios patrocinados em redes sociais e no Google, produção de conteúdo relevante para seus consumidores, otimização do site para que ele apareça entre os primeiros resultados dos buscadores (a chamada Search Engine Optimization, ou SEO), entre outras.

Essas ferramentas são especialmente importantes para lojas virtuais que estão começando e desejam tornar sua marca conhecida. Quanto mais presente na vida do consumidor e quanto maior a qualidade do conteúdo que a empresa disponibiliza online, maior a visibilidade — e a credibilidade.

2. Atrair e reter clientes

O marketing digital, no caso do e-commerce, vai muito além da promoção de produtos. Ele permite a promoção de produtos nos canais certos, no momento certo e para as pessoas certas, com ferramentas de anúncios capazes de segmentar o público com muita eficácia. É o caso do Facebook Ads, que permite segmentar o público-alvo da campanha por interesses, por exemplo. Ou o Google, que permite que seus anúncios sejam mostrados apenas para quem já está procurando por produtos como os seus.

A atração também acontece de forma orgânica (não paga). É esse o foco do inbound marketing, por exemplo, um braço do marketing que trabalha com a oferta de conteúdo relevante e estratégico para atrair e conduzir os consumidores ao longo das etapas do processo de compra. A estratégia pode começar com um post no blog sobre como decorar a sala, por exemplo, e terminar em um e-mail com orçamentos enviado no momento certo.

curso mídias sociais para ecommerce

3. Fortalecer o relacionamento

O marketing digital cria e estreita laços com os consumidores por meio da oferta de conteúdo e suporte online em todas as etapas da compra.

A partir do momento em que o consumidor identifica suas necessidades e faz suas primeiras buscas no Google atrás de soluções até a compra em si, as estratégias de marketing digital estão presentes. Elas direcionam desde a construção de um site com boa usabilidade e seguro para as compras até o atendimento pós-compra, por intermédio de canais como redes sociais e até o WhatsApp.

Por isso, optar pelo marketing digital é investir em uma experiência completa e recompensadora para seus clientes. O resultado? Fidelidade!

4. Mensurar resultados

Uma das melhores partes de todas essas ações é a possibilidade de mensuração. Imagine que sua empresa decidiu entregar panfletos na rua. Difícil saber quantas pessoas pegaram e acessaram a loja virtual de fato, certo?

No marketing digital, a maioria dos passos dos consumidores pode ser rastreada por meio de ferramentas de mensuração. O Google Analytics, por exemplo, não apenas informa quantas pessoas acessaram sua loja, mas também de onde acessaram, com qual dispositivo e até quantas delas realmente compraram e quanto gastaram. Para a empresa, essa possibilidade de mensuração significa mais conhecimento para investir seus recursos no que realmente tem retorno.

5. Manter presença estratégica

Marcar presença na web não é tudo. É preciso estar presente com estratégia: nos lugares certos, nos momentos certos e com o conteúdo certo. O marketing digital para e-commerce pode ajudar seu negócio a crescer de forma consistente. O investimento certamente vale a pena!

Quer saber mais? Siga-nos nas redes sociais e receba mais dicas! Estamos no Facebook e YouTube!

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search