Saiba o que é e como funciona a psicologia das cores no ecommerce

Home / Marketing / Design / Saiba o que é e como funciona a psicologia das cores no ecommerce

Saiba o que é e como funciona a psicologia das cores no ecommerce

A persuasão faz parte das estratégias de marketing, afinal, não é de hoje que diversos recursos são usados para compor o planejamento tático. Partindo deste ponto, devemos enfatizar que o apelo visual é um deles, porque o chamamento por meio de ilustrações tende a ser eficiente. Portanto, a escolha das cores no e-commerce faz a diferença na hora da conversão.

Sabemos que as tonalidades influenciam significativamente no comportamento dos seres vivos. O vermelho e o amarelo, por exemplo, são tons muito usados no segmento de alimentação, pois a combinação deles acentua a emoção e abre o apetite.

Mas, como esse método pode ser eficiente no comércio eletrônico? No decorrer deste post apresentaremos alguns conceitos básicos sobre a metodologia. Vamos lá?

O que é a psicologia das cores e como surgiu?

Trata-se de um estudo que revela a influência das cores no nosso cérebro. Em outras palavras, demonstra a capacidade que ele tem de identificá-las, transformando-as em sensações.

As primeiras impressões começaram em 1666. Justamente no período em que Isaac Newton observava a separação das tonalidades, quando a luz branca passava por um prisma.

Mas o primeiro a falar em “Teoria da cor” foi o cientista alemão, Johann Wolfgang Von Goethe, em 1810. Ele criou a nomenclatura para dizer que as cores também estão atreladas às percepções acerca do objeto. Ou seja, é preciso mais do que apenas o ambiente e a luz.

Com o passar dos anos, a pesquisa foi moldada por outros estudiosos. Até que, enfim, a psicologia das cores passou a ser utilizada pelo marketing. Hoje, os especialistas levam em conta a escolha da tonalidade, inclusive, na hora de direcionar os clientes para a conclusão da compra.

Por que as cores no ecommerce são importantes?

Diariamente, somos bombardeados pelo excesso de informação. Logo, é cada vez mais complicado chamar a atenção das pessoas no momento em que estão navegando.

No comércio eletrônico, a conversão está ligada ao design eficiente. Neste caso, a responsividade amplia no quesito da funcionalidade, mas a aplicação das cores promove a identidade visual da marca.

Além disso, os tons certos são capazes de direcionar o cliente até a finalização do checkout. Isso porque a poluição visual confunde e também contribui para o aumento de abandono de carrinhos, pois eleva o índice de distrações.

Para que você perceba o quão valioso é esse recurso — cores no e-commerce —, uma pesquisa denominada de “Impact of Color on Marketing” destacou que 90% das pessoas baseiam-se apenas nas cores para tomar decisões. Ou seja, os estímulos tendem a ser potencializados com a combinação correta das cores em um layout, por exemplo.

Sobre isso, podemos citar a Hubspot quando realizou um teste A/B, cuja finalidade era a de averiguar cliques em botões. Para isso, a empresa adotou os tons verde e vermelho. No fim das contas, o botão vermelho teve 21% a mais de cliques.

Como escolher as cores certas?

A primeira dica é: conheça o seu cliente. Não adianta usar roxo, amarelo, azul, se isso não gera identificação com a marca, tampouco mostra para o consumidor o caminho do checkout.

De fato, algumas tonalidades são corriqueiras porque funcionam bem em diferentes plataformas. Mesmo assim, é importante solicitar a ajuda de um especialista, pois cada caso é um caso.

Em meio a esse turbilhão de informações online, adotar o mecanismo de cores no e-commerce é uma forma de se destacar entre os demais assuntos. Afinal de contas, a tonalidade certa tem o poder de atrair a atenção do cliente e, ainda, trazer o faturamento desejado.

Quer receber conteúdos relevantes para o seu negócio? Assine a nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

crm no ecommerceo que e ciclo de compra