Resumo Simples Branding

Resumo Simples Branding

RESUMO SIMPLES DE BRANDING PARA EMPRESÁRIOS.

 

Para você empresário que já ouviu várias vezes o termo “branding”, mas ainda não sabe claramente o que é e como isso influencia sua empresa. Estamos aqui para te ajudar e tornar mais fácil entender o termo e o conceito.

 

O termo: branding

 

Vem to verbo em inglês: “to burn” que significa queimar. A origem é justamente nas fazendas quando se usavam hastes de ferro para marcar o gado. Ou seja, queimavam o gado com o símbolo que a fazenda dona do animal possuía. No caso, era a marca representava a fazenda.

 

O conceito: empresas “marcando” os clientes

 

Isso passou a ser aplicado nas empresas com o conceito de que as marcas, quando bem elaboradas, deixam um sinal. Como se deixassem uma “marca” nas pessoas. Também fazendo referência que o cliente seria uma espécie de “propriedade da empresa” – em um sentido totalmente figurado.

 

Como o branding influencia nas empresas

 

Atualmente muitas marcas não são mais vistas como simplesmente empresas, mas sim como se fossem pessoas. Esse grande registro do Marketing 3.0, influencia o processo de criação de valor dos prestadores de serviços e vendedores de produtos. Pois agora os consumidores não estão interessados apenas em adquirir um determinado item ou receber um serviço, mas existe uma preocupação com todo o ambiente ao redor da empresa e como ela se relaciona com ele.

Por exemplo, existem empresas que defendem e se engajam em causas sociais, como a Benettom pela igualdade para todos.

Outras marcas já visam reforçar seu arquétipo dominante e expressam isso em todos seus pontos de contato com stakeholders, para reforçar seu posicionamento. Como era o caso da Nike em seu início no começo dos anos 70, querendo ser vista como “fora da lei”.

Hoje a Nike já caminha suas comunicações buscando mais ressaltar o “herói” dentro de cada um. Isso pode ser facilmente notado em seu slogan: Just do it.

O branding representa uma nova era para empresas e, principalmente, para como gerir essas marcas. Hoje as empresas precisam saber qual seu público e com quem estão se comunicando..Agora elas possuem voz e seus potenciais clientes querem ouvi-la para saber se elas defendem os mesmos aspectos que eles. O público quer saber se as empresas de fato tem interesse genuíno em seus consumidores e suas necessidades, ou se desejam apenas viver da antiga máxima de “VENDER, VENDER, VENDER”.

Hawan Moraes
Hawan Moraes
Hawan Moraes é Sócio-Fundador da Simples. Inovação e Modelagem de Negócios, atua com consultoria e empreendedorismo há mais de 5 anos. Atualmente é um dos responsáveis pela criação da estratégia do e-commerce da First Class, segunda maior empresa do Brasil no setor de cama, mesa e banho. Já participou de diversos projetos, de alimentação até projetos artísticos e óleo e gás. Inspirado em Richard Branson (fundador do Virgin Group), está sempre em busca de novos modelos de negócios. Apaixonado por música, filmes e viagens. Viciado em lego e desafios.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

mudar de carreiradicas para abrir uma loja virtual de sucesso