Você sabe quanto tempo as pessoas levam para fazer compras online?

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / Você sabe quanto tempo as pessoas levam para fazer compras online?

Você sabe quanto tempo as pessoas levam para fazer compras online?

Fazer compras online é um hábito crescente entre os consumidores do mundo todo. Por esse motivo, muitos empreendedores estão pensando em romper as barreiras físicas, ingressando no universo do comércio eletrônico.

Logo, seja para quem já possuiu uma empresa ou para quem deseja iniciar o próprio negócio, a internet oferece boas oportunidades. Apesar dessa ascensão, alcançar o resultado esperado não é uma tarefa simples.

Pensando nisso, neste post traremos um fator importante a se considerar ao elaborar a estratégia para atrair mais visitantes à sua loja virtual: o tempo que eles levam para converter uma busca em compra. Acompanhe!

O que influencia a opção pelas compras na internet?

Quando o assunto é compra online, o primeiro ponto que pesa na escolha dos consumidores é o fato de que, mesmo possuindo o fornecedor uma loja física, no e-commerce os preços praticados são relativamente mais baixos.

Além disso, o mundo virtual trouxe a comodidade que se adapta perfeitamente à correria da vida moderna. Os clientes têm a liberdade de adquirir os itens desejados no momento que lhes for mais oportuno. Bem como comparar preços com os concorrentes sem a necessidade de deslocamento físico.

A diversidade de produtos também é um fator de destaque. Não encontramos no ambiente físico a mesma variedade proporcionada pelo comércio eletrônico, e isso facilita ainda mais o processo: dentro de um único site podemos encontrar mercadorias de inúmeros tipos, desde equipamentos eletrônicos a alimentos.

Quanto tempo as pessoas levam para fazer compras online?

Para entender melhor esse cálculo, é preciso levar em consideração o comportamento dos clientes desde o primeiro clique até a finalização da compra.

Dificilmente a pessoa vai entrar para procurar determinado objeto e concluir o negócio antes de realizar uma breve pesquisa de mercado. Nesse contexto, a qualidade não é o único aspecto observado. Cada vez mais os indivíduos passam a se preocupar com a credibilidade da empresa e a segurança da transação para evitar dores de cabeça futuras.

No e-commerce europeu, a tomada de decisão se dá em no máximo 48 horas após o contato inicial.

Estudos apontam que no comportamento do consumidor brasileiro não existe um tempo médio que se aplique de modo geral. Para cada categoria de produto ou serviço é utilizado determinado número de horas.

No Brasil, os itens de beleza seguem no topo da lista: 3 dias, 12 horas e 14 minutos para a compra de maquiagens e 1 dia, 11 horas e 52 minutos quando da aquisição de perfumes.

Ao passo que artigos de decoração de casa estão entre os que a decisão é tomada de forma mais rápida, levando, por exemplo, 90 minutos para se decidir sobre uma mesa ou 3 horas e 30 minutos para comprar um sofá.

Já no quesito vestuário, o intervalo está entre 55 minutos e 2h30.

Qual é a quantia média e a forma de pagamento que os consumidores mais usam?

De acordo com pesquisas realizadas pelo SPC Brasil, os usuários brasileiros consomem em média valores entre R$ 290 e R$ 343 reais, sendo que os homens são menos econômicos que as mulheres.

Ainda segundo o levantamento, o cartão de crédito é o mecanismo mais comum na hora de fazer compras online. Correspondendo a 65% dos pagamentos, seguido pelo boleto bancário, segunda opção mais usada entre os clientes.

O tempo para fazer compras online é uma das métricas que ajuda a entender o comportamento e o perfil do consumidor. Bem como quais são as áreas eles ponderam mais antes de tomar a decisão final. Dessa forma é possível identificar o que deve ser otimizado na loja.

Gostou deste artigo? Entendeu como a análise do intervalo de pesquisa e da aquisição do produto revela muitas informações sobre os compradores? Então aproveite para ler este post e potencializar suas vendas!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

google adwordsestrategia de marketing digital para ecommerce