Qual a importância do estoque para a minha loja virtual?

Home / Operação / Logística / Qual a importância do estoque para a minha loja virtual?

Qual a importância do estoque para a minha loja virtual?

Já imaginou vender um produto que não pode entregar? Para o e-commerce, isso é especialmente ruim, uma vez que a reputação negativa pode trazer danos à marca e ao negócio, além de tirar a confiança do consumidor. Por isso a importância do estoque e de manter sua gestão adequada à realidade da loja virtual.

Vamos abordar, neste post, por que é importante ter uma gestão eficiente do estoque, os principais tipos e mais informações interessantes para os gestores de e-commerce. Confira!

Qual a importância do estoque?

Atrair e concluir vendas requer ações de marketing eficientes, um layout que favoreça a navegação, atendimento especializado, entre outros pontos. Porém, para fidelizar um cliente, é preciso atenção e um back office eficiente, capaz de atender as demandas do negócio e do cliente.

A entrega correta do pedido dentro do prazo, bem como o tratamento dado ao cliente são fatores que eles mais observam em um e-commerce. A ineficiência em alguns desses pontos pode ser determinante para o fracasso do negócio.

Qual o melhor tipo de estoque para o negócio?

Para cada negócio existe um tipo adequado de estoque. A decisão da escolha vai depender da estratégia do negócio, sazonalidade dos produtos, perfil dos clientes e a logística. Para ajudar na escolha, acompanhe os principais tipos e como funcionam:

Estoque de proteção

Esse estoque tem o objetivo de prevenir problemas ligados à falta de itens que serão oferecidos para a venda aos consumidores. A ideia aqui é ter sempre a quantidade para atender a demanda. Seu planejamento envolve as previsões de vendas, aumento de preços, identificação dos produtos que têm mais saída, necessidade de venda do negócio, entre outros.

Estoque inativo

É composto por itens que ficam obsoletos ou com baixa saída nos últimos períodos. Sua formação vai depender de requisitos estabelecidos pelos gestores, como o tempo que ficou “parado”, tipo, valor de venda, lucratividade, entre outros.

Dropshipping

O Dropshipping é um processo em que o vendedor recebe a ordem de compra e encaminha ao fornecedor. Esse último envia o produto para o cliente em nome do vendedor. Dessa forma, não é preciso ter um estoque próprio para os produtos vendidos e o e-commerce faz apenas o intermédio da venda.

Estoque de antecipação

É o estoque em que a empresa se antecipa a uma demanda maior. Geralmente, ocorre em datas comemorativas como Natal, Dia das mães, Páscoa etc.

Estoque descentralizado

O estoque descentralizado ocorre quando o negócio mantém mais de um local de armazenamento, geralmente em regiões próximas aos fornecedores ou da maior parte dos clientes.

Entre os benefícios, estão menor prazo de entrega e custo de envio, além de melhor possibilidade de negociação com fornecedores.

Estoque compartilhado

Destinado a empresas que possuem loja física e virtual, com a vantagem de utilizar o mesmo espaço para os mesmos produtos para suprir as duas operações. Além disso, é possível fazer a gestão integrada dos produtos, aumentando a economia de recursos.

Entender a importância do estoque e seus principais tipos é fundamental para ter uma noção maior da variedade de meios para potencializar as vendas, organizar os itens e manter o controle de tudo aquilo que move a sua empresa: seus produtos.

Gostou do que leu? Aproveite e assine nossa newsletter e acompanhe as novidades do segmento!

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

fotos produtos do ecommerceequipe para ecommerce