PREÇO OU QUALIDADE? ESTRATÉGIA!

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / PREÇO OU QUALIDADE? ESTRATÉGIA!

PREÇO OU QUALIDADE? ESTRATÉGIA!

A GRANDE QUESTÃO: PREÇO OU QUALIDADE? SER OU NÃO SER? O QUE ESCOLHER? POR QUE ESCOLHER?

Em tempos de crise, na necessidade ou no desejo de reduzir seu preço para não espantar o cliente, muitas empresas acabam deixando de incluir em seus pacotes de serviço ou em seus grupos de trabalho, ferramentas, soluções e até profissionais específicos e melhor qualificados. Em alguns casos as empresas conseguem realizar as tarefas, porém, é possível que não tenham entregue o melhor que poderiam.

Não estou falando de perfeccionismo, de forma alguma. Já é de conhecimento comum que é melhor um plano executável e melhor ainda executado do que uma ideia perfeita sem ação alguma.

O ponto abordado é a qualidade dos produtos e serviços, será que ao tentar baratear sua oferta, você também não está tornando o resultado que ela oferece menos eficaz ou, até mesmo, menos atraente?

A solução: estratégia, estratégia e estratégia

Qual poderia ser então a saída? O que escolher: preço ou qualidade? Resposta: ESTRATÉGIA! A resposta é rápida de ser dada, mas alcançá-la já não é algo tão direto. Para chegar a essa resposta a pergunta correta não deveria ser escolher entre as duas opções acima, mas sim questionar: o que vale mais para o meu cliente? Caso ainda não saiba quem é seu cliente, seria bom começar por: quem são os buyer personas da minha empresa?

Após identificar quem é o seu cliente, quais são as necessidades dele, o que ele valoriza e o que ele não dá muita importância, você poderá começar a definir qual estratégia seguir: incluir mais atributos e tornar o produto mais robusto e caro ou focar no essencial e oferecer algo mais acessível. É importante lembrar que ambas são boas estratégias para ganhar dinheiro, basta saber aplicar cada uma de acordo com suas especificidades.

Atenção! Muita atenção! Analise o verdadeiro cliente.

Cuidado! Ao analisar o que é importante para o seu cliente, de fato analise o cliente! O mais comum é que as empresas criem o cliente fictício e atribuam a ele pontos que a empresa acredita que os reais clientes valorizam. Porém muitas vezes podem ser diferentes dos que na prática existem. Se a sua intenção é descobrir as necessidades dos seus clientes o melhor caminho, o mais rápido e com certeza o mais assertivo é perguntar para eles! Quem poderia dizer melhor do que você o que é melhor pra você mesmo? Quem poderia entender as dificuldades do dia-a-dia do seu cliente, melhor do que ele mesmo?

Vale analisar as características do seu negócio, é um serviço ou um produto? Para produzir seu produto ou para prestar seu serviço, é necessário muito trabalho humano ou é possível automatizar alguma etapa? Não é possível dizer aqui uma resposta que vai se encaixar para todas as empresas. É preciso avaliar cada caso e então chegar a uma conclusão mais completa para cada situação. Os diferentes negócios possuem diferentes demandas e especificidades.

Sempre que você ou sua empresa estiverem em um ponto de grande dúvida, não seja orgulhoso. Busque materiais de auxílio, busque informações, estudos e profissionais capacitados para sanar suas dúvidas e auxiliar no crescimento da empresa. É muito melhor ter sua empresa crescendo e prosperando, do que ficar amarrado em orgulhos bobos e que não te fazem crescer.

Hawan Moraes
Hawan Moraes
Hawan Moraes é Sócio-Fundador da Simples. Inovação e Modelagem de Negócios, atua com consultoria e empreendedorismo há mais de 5 anos. Atualmente é um dos responsáveis pela criação da estratégia do e-commerce da First Class, segunda maior empresa do Brasil no setor de cama, mesa e banho. Já participou de diversos projetos, de alimentação até projetos artísticos e óleo e gás. Inspirado em Richard Branson (fundador do Virgin Group), está sempre em busca de novos modelos de negócios. Apaixonado por música, filmes e viagens. Viciado em lego e desafios.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

dicas para abrir uma loja virtual de sucessomobile first