Por que entender o que é Cross-browser antes de abrir um e-commerce?

Home / Estratégia para Ecommerce / Começar Loja Virtual / Por que entender o que é Cross-browser antes de abrir um e-commerce?

Por que entender o que é Cross-browser antes de abrir um e-commerce?

Há alguns anos, era comum acessar sites e se deparar com informações como “site melhor visualizado com internet explorer”. E durante muito tempo foi assim, afinal, o navegador da Microsoft chegou a dominar 90% do mercado. Nesse tempo não havia se difundido, nem ao menos criado o conceito de cross-browser. Ainda bem que as coisas mudaram!

Hoje, são muitos os navegadores disponíveis no mercado e a página não pode se dar ao luxo de ser acessada somente por um ou parte deles. É semelhante a ter uma loja que permite a entrada somente de pessoas vestidas de uma determinada cor. Já imaginou que loucura?

Basicamente, se um website apresentar algum problema de compatibilidade (incluindo lentidão excessiva) terá uma menor audiência, já que o usuário dificilmente vai se adequar a essa falha, recorrendo ao concorrente melhor preparado para recebê-lo.

No post de hoje vamos falar sobre Cross-bowser e sua importância para os negócios online! Confira e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é cross-browser?

Cross-browser é a capacidade de um site ou aplicação da web ser acessado de forma plena, de qualquer navegador. O que quer dizer que as páginas serão visualizadas perfeitamente dos principais navegadores do mercado.

Geralmente são aplicados folhas de estilos (CSS) para que site possa ser compatível mesmo para os modelos mais antigos. Essa técnica é chamada de Hack. Já os sites mais antigos que utilizaram os padrões W3C de programação são compatíveis com os navegadores mais novos e populares. Nesse contexto, os sites precisam se adequar às diferentes linguagens que compõem os recursos da página.

Por que adotar o conceito?

Em linhas gerais, o site é uma forma de divulgação do negócio ou proposta, o que requer preparo para “atender” as demandas do usuário. Ocorre que, além do prejuízo dos clientes acessarem o site e não conseguirem visualizar o que desejam, eles também podem ficar com raiva e disseminar essa informação, resultando em menor credibilidade para a marca. Ou seja, ele não acessa e ainda gera uma publicidade negativa.

Como ser cross-browser?

Para atender bem os usuários nesse quesito, é importante avaliar os seguintes pontos:

1. Identifique a resolução do seu público-alvo

A maior parcela do seu público utiliza qual resolução? A partir dessa informação, será possível desenhar o layout com as telas que melhor se adaptam ao seu público-alvo.

A melhor forma é analisar as métricas de acesso com ferramentas como o Google Analytics. Com ele, é possível planejar as alterações, sejam elas pequenas ou grandes. O ideal é buscar formas responsivas de layout que se adaptem às diferentes telas dos dispositivos, inclusive smartphones e tablets.

2. Faça testes

Os testes são muito importantes e, por isso, é fundamental verificar como o site se comporta nos diferentes navegadores. Se não for possível testar todas as páginas, tente com as mais importantes como a página inicial, de contato, entre outras.

Comece pelos mais utilizados e atualizados, pois eles apresentam suporte para as novas e antigas tecnologias. Se ele não responder bem ao Google Chrome, Opera, Firefox e Safari, possivelmente poderá apresentar problemas em outros não tão populares.

3. Trabalhe em cima das Web Standards

Web Standards são normas e diretrizes que procuram padronizar os códigos e demais características das aplicações para internet. Ao trabalhar em cima das Web Standards, é necessário certificar que o código não é obstrutivo, assim as chances do seu site ser cross-browser é maior.

Foi possível entender melhor o que é Cross-browser? Esperamos que sim! Algumas palavras foram difíceis de compreender neste artigo? Então baixe nosso e-book Dicionário do e-commerce e fique por dentro sobre importantes conceitos e termos do e-commerce.

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

conteúdos evergreendatas do e-commerce