O que é um marketplace e quais as vantagens para o e-commerce

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / O que é um marketplace e quais as vantagens para o e-commerce

O que é um marketplace e quais as vantagens para o e-commerce

Pensando em largar o emprego para montar uma loja virtual e dar início ao seu próprio negócio?

Então saiba que este é o seu lugar, pois aqui explicaremos o que é marketplace e o que o diferencia do e-commerce, informações que serão de grande ajuda na nova empreitada.

Nesse primeiro momento, tenha em mente que ainda há muito a aprender se você quiser de fato começar com o pé direito, por isso procure adquirir o máximo de conhecimento possível.

Definição de marketplace

De forma clara e objetiva, entenda que o termo marketplace se resume basicamente a um shopping center virtual.

Para ilustrar, imagine que você inaugurou recentemente um e-commerce com produtos artesanais e que uma amiga sua tem uma loja virtual robusta e estabilizada no ramo de decoração.

Agora, pense que legal seria se essa amiga lhe oferecesse um espaço em seu negócio para divulgar e vender seus produtos, em troca apenas de uma porcentagem sobre as vendas, como se fosse uma comissão.

Pois bem, marketplace é mais ou menos isso, com a única diferença de que haverá centenas ou milhares de empresas comercializando suas mercadorias em um único ponto de venda.

No Brasil, o Mercado Livre é o marketplace mais conhecido e utilizado pelos varejistas on-line. No entanto, Shoptime, Submarino, Walmart e Americanas são organizações que também aplicam essa metodologia em seus negócios.

Veja também:

 

Assim, veja a seguir quais são suas vantagens para um e-commerce. Continue a leitura e confira!

Maior visibilidade

Seguramente, o principal benefício do marketplace é a visibilidade que ele proporcionará ao seu e-commerce. Aqui, entenda que o “shopping” em questão estará recebendo milhões de visitantes diariamente, considerando, é claro, as referências que citamos acima.

Além disso, esses sites possuem grande credibilidade perante os consumidores, um fator que pode acabar refletindo nos seus produtos.

Menor investimento em marketing

Outra vantagem que merece ser evidenciada é relacionada aos investimentos em marketing. Nesse aspecto, não será necessário gastar muito pelo simples fato de que os marketplaces se responsabilizam pelo anúncio dos produtos.

A publicidade, normalmente, é direcionada ao ambiente como um todo, entretanto os itens de maior destaque costumam aparecer mais.

Porém, é preciso deixar claro que isso não faz com que você não tenha que investir nessa área. Pelo contrário, o ideal é reservar uma parte do seu orçamento para as divulgações do seu e-commerce.

Aumento das vendas

Por último e tão importante está o aumento das vendas. Na verdade, isso se torna possível em razão dos dois pontos vistos acima: a maior visibilidade e os investimentos em marketing que os próprios marketplaces fazem.

Teoricamente, essas duas vantagens ocasionarão maior tráfego para o seu site, o que em teoria também acabará resultando em mais vendas.

Para concluir, compreenda que, enquanto um e-commerce é apenas uma loja, um marketplace é um espaço com diversas delas — simples assim.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender o que é marketplace e qual a sua finalidade. Se você gostou, deixe o seu comentário aqui para a gente. Caso tenha alguma dúvida, pergunte!

 

Veja também:

analisar-concorrentes-loja-virtual

Saiba como analisar os concorrentes da sua loja virtual

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

inteligencia artificial no ecommerceautomação de marketing