O que é ciclo de compra e como ele funciona no e-commerce?

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / O que é ciclo de compra e como ele funciona no e-commerce?

O que é ciclo de compra e como ele funciona no e-commerce?

O e-commerce vem crescendo de maneira surpreendente no Brasil e apesar da crise, é um setor que tem caído no gosto do brasileiro. Ou seja, se a sua empresa já possui ou pretende abrir uma virtual, utilizar o marketing digital deixará a marca com mais destaque nesse mercado competitivo. De fato, entender o ciclo de compra no e-commerce ajudará no planejamento das estratégias para atração e conversão dos clientes.

Tendo isso em vista, abordaremos neste artigo o que os clientes geralmente fazem para decidir o que e onde comprar seus produtos. Confira!

Afinal, o que é ciclo de compra no e-commerce?

O ciclo de compra (ou jornada do consumidor) é o modelo utilizado para entender em que momento do processo de compra o cliente se encontra. Utilizando os dados fornecidos por meio de pesquisas de palavras-chaves, é possível entender em qual estágio o cliente está. Essas informações são a base do planejamento para entregar o melhor conteúdo para o consumidor, no momento em que mais precisa.

O ciclo de compra é dividido em 5 estágios, que são:

  1. consciência: expressa alguma característica sobre um possível problema, mas ainda não sabe o que é;
  2. consideração: já está ciente sobre o que é o seu problema ou a necessidade;
  3. compra: nessa etapa, o usuário já sabe como resolverá o seu problema;
  4. pós-venda: está provando o produto e verificando como a marca se comporta após a finalização da compra;
  5. advocacia: se todas as etapas anteriores deixaram o cliente encantado, ele protegerá e divulgará a marca de forma espontânea.

Como funciona o ciclo de compra?

Para entender como funciona o ciclo de compra no e-commerce, você precisará ter uma buyer persona de base para entender as dores dos seus clientes. Para exemplificar, digamos que sua empresa venda peças ou computadores completos. E identificou que o empresário Roberto, 35 anos, está planejando comprar ou melhorar os computadores que tem na empresa.

Dependendo do estágio em que se encontra, ele poderá ter alguns dos seguintes pensamentos:

  • consciência: “os computadores da minha empresa já são antigos, o que é melhor: atualizar os atuais ou comprar novos?”
  • consideração: “eu sei que posso atualizar os meus computadores, mas quais peças são as melhores para o dia a dia da minha empresa?”
  • compra: “verifiquei quais são as peças que preciso comprar para atualizar meus computadores, mas quais lojas têm os melhores preços?”
  • pós-venda: “comprei na loja X Computers e o atendimento, a entrega e os produtos são de qualidade.”
  • advocacia: “a partir de hoje, só comprarei e indicarei para todos os meus amigos a X Computers, por serem os melhores do mercado.”

Para que o Roberto consiga encontrar sua empresa, criar bons conteúdos para esses estágios mostrará que ela está disposta a ajudá-lo. Nesse sentido, bons conteúdos — feitos por meio de um blog e divulgados nas redes sociais da empresa — tornarão o relacionamento entre marca e consumidor muito mais direto.

Qual a importância de conhecer esse modelo?

Entender por que etapas o consumidor passa até a finalização da compra e o pós-venda ajudará no planejamento das ações a curto, médio e principalmente a longo prazo. Inclusive, a fase de consciência demanda tempo e mais conteúdos para sanar as dúvidas iniciais. Sobretudo, tenha em mente que encantar o consumidor em todas as etapas não é mais um diferencial, é uma obrigação.

Não tenha dúvidas, garantir uma boa experiência do usuário com sua marca deixará o relacionamento entre ambos mais direta. Uma vez que os usuários sentem a necessidade de estarem mais próximos das empresas, o ideal é utilizar o e-mail marketing ou responder as dúvidas nas redes sociais de forma mais pessoal.

Ter um e-commerce não é uma tarefa fácil e demanda muito trabalho por parte da empresa. Por isso, entender o que é o ciclo de compra no e-commerce faz com que as estratégias fiquem mais precisas. Como qualquer negócio, ter um bom planejamento fará com que a sua loja virtual comece a ter mais presença nesse mercado tão disputado, como é hoje em dia.

Gostou do artigo? Veja também como o branding ajudará sua marca a ter mais presença online!

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

cores no ecommerceinteligencia artificial no ecommerce