MOBILE FIRST: A NOVA ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO DE SITES

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / MOBILE FIRST: A NOVA ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO DE SITES

MOBILE FIRST: A NOVA ESTRATÉGIA PARA CRIAÇÃO DE SITES

MOBILE FIRST A NOVA TENDÊNCIA PARA CRIAÇÃO DE SITES

Se você deseja criar um site, é bom que fique por dentro das novas estratégias para desenvolvimento. Criar um website não é mais algo tão difícil. Porém, a criação de um site que seja de qualidade, atrativo e que envolva o cliente, está cada vez mais difícil. E a tendência é exatamente essa.

Com as atuais ferramentas para criar sites como WordPress, Wix, Blogger e outras, desenvolver o próprio site não é mais um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, o processo é até bem fácil. Porém, com a aceleração do nosso dia-a-dia, o bombardeio de informações, notificações no celular, amigos no Whatsapp, colegas de trabalho de Skype e ainda o Facebook, é difícil qualquer um se focar em algo. E pensar que tudo isso está na palma da sua mão. Sim, é bem provável que esteja na palma da sua agora mesmo. Afinal de contas, não passamos mais o dia com o celular, como se ele fosse algo externo e nos fizesse companhia. Nós somos ele! Até mesmo o modelo de celular que você possui pode dizer muito sobre você.

Tempo no celular por dia supera 80 minutos, diz Ibope de 2013

A vida está na palma da sua mão. Essa frase não poderia ser mais cotidiana e verdadeira. Relacionamento com amigos e família; diversão para horas vagas; auxílio para fugir do trânsito; organização da agenda pessoal e do trabalho; milhares de serviços: tudo isso em algo que cabe no seu bolso – e que acaba a bateria rápido também.

Um estudo do Ibope de 2013, mostra que os brasileiros passavam em média 84 minutos por dia usando um smartphone, com certeza esse número cresce a cada dia. Em um dia isso seria 5,3% do dia, em 10 anos isso seria totalizaria 306.600 minutos investidos nos aparelhos móveis. A febre é tamanha que as pessoas podem até esquecer datas importantes, de casamento, de namoro e outros aniversários, mas nunca, jamais, em hipótese alguma, podem sair de casa sem seu novo amigo do homem.

Pois é, antigamente você comprava um cachorro caso quisesse companhia, agora seu amigo de estimação está 24 horas, 7 dias por semana com você, e ainda te chama pelo nome se você quiser. Ah.. e não precisa nem levar para passear e nem limpar… você sabe o que. Pobres cachorrinhos, por essa eles não podiam esperar.

Acesso à internet no celular supera Desktop, diz estudo do IBGE de 2014

O IBGE divulgou um estudo que mostra o acesso à internet nos domicílios do Brasil. Esse estudo faz parte da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – e aponta que o acesso à internet via mobile já supera o acesso via PC nos lares brasileiros. Em 2013, 88% dos domicílios com internet acessavam via desktop, em 2014 esse número caiu para 76%. Por outro lado, em 2013, 53% do acesso era feito via celular, em 2014 esse número saltou para 80% do acesso.

Como estar presente onde todos os seus clientes estão

Bom, o sonho de toda empresa é estar sempre presente para seus clientes quando eles precisam de seus produtos e serviços. O próprio Google fez um excelente estudo sobre isso e chama essa etapa de BE THERE – ESTEJA LÁ ou ESTEJA PRESENTE, em tradução livre.

Veja esse artigo para saber mais: Seja amigo do seu cliente antes dele ser seu cliente.

Agora, qual o melhor lugar para estar senão o local onde todos os seus clientes estão? Nem precisa de um investimento gigantesco em pesquisa para saber que esse lugar é o mobile!

A estratégia Mobile First

Se a empresa deseja ter uma boa imagem frente aos seus clientes, e já constatou que o lugar onde todos estão é o celular. Então deve iniciar sua estratégia digital pelo pequeno aparelho, ou seja, Mobile First – celular primeiro, em tradução livre

Iniciar a estratégia pelo Mobile First significa pensar primeiro nas demandas, características e necessidades que esse dispositivo possui. Por exemplo, muitos gostam de fazer sites bem bonitos, vistosos, cheios de detalhes e imagens gigantes. Com certeza isso fica lindo, mas tente acessar esses mesmos sites pelo celular, como eles se mostram? Melhor ainda, tente carregar esses sites usando 3G, o que acontece? Talvez sua experiência não seja muito boa. Aliás, muito provável que não seja, tendo em vista que apenas 30% dos sites brasileiros estão prontos para serem exibidos com qualidade no mobile.

Entenda as necessidades do mobile

Uma estratégia digital que contemple o celular precisa entender as suas necessidades. Em geral as telas não são muito grandes. Logo, não use tamanhos de letras que demandem uma lupa ou um microscópio para serem lidas. Tenha uma certeza: seu concorrente está a 1 clique de distância! Então, se um potencial cliente já chegou ao seu site, não perca a visita dele por ele não conseguir ler os textos devido a letras muito pequenas.

Outra dica, no Brasil temos uma qualidade de internet ainda em desenvolvimento e isso se agrava nos acessos via 3G. Mas é claro que isso não é novidade para ninguém. Afinal de contas, você já deve ter sofrido para ver ou responder mensagens no Whatsapp por causa de sinal fraco. Pois bem, se você já passou por isso, seus clientes também vão passar. Logo, não use de imagens muito pesadas no seu site. Elas demoram muito para carregar, fazem seu cliente perder a paciência em ficar esperando para ver seu conteúdo e fazem com que ele busque seu concorrente que possui um site mais leve.

Espero ter ajudado passando algumas informações, dicas e dados sobre o mercado. Mas se você ficou com alguma dúvida, estou à disposição para lhe ajudar! Se quer acrescentar algo, fique à vontade! E se gostou do texto, ficarei feliz se você curtir, comentar ou compartilhar com sua rede, afinal de contas, se foi útil para você, também pode ser útil para eles.

Hawan Moraes
Hawan Moraes
Hawan Moraes é Sócio-Fundador da Simples. Inovação e Modelagem de Negócios, atua com consultoria e empreendedorismo há mais de 5 anos. Atualmente é um dos responsáveis pela criação da estratégia do e-commerce da First Class, segunda maior empresa do Brasil no setor de cama, mesa e banho. Já participou de diversos projetos, de alimentação até projetos artísticos e óleo e gás. Inspirado em Richard Branson (fundador do Virgin Group), está sempre em busca de novos modelos de negócios. Apaixonado por música, filmes e viagens. Viciado em lego e desafios.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

preço ou qualidadelucro do e commerce