5 coisas para saber antes de migrar sua loja física para virtual

Home / Estratégia para Ecommerce / Começar Loja Virtual / 5 coisas para saber antes de migrar sua loja física para virtual

5 coisas para saber antes de migrar sua loja física para virtual

Os dados acerca do crescimento no e-commerce impressionam. De acordo com a Ebit, o faturamento superou a margem de R$ 19 bilhões apenas no primeiro semestre de 2016. Apesar de tanta evolução, é importante manter os pés no chão quando se trata da migração do estabelecimento físico para a loja virtual.

Quer ficar por dentro de como fazer isso com segurança? Então, acompanhe o post de hoje!

1. Analise os seus motivos

Seria fácil se a questão estivesse situada apenas em contratar uma equipe para montar a sua loja virtual, só que não funciona assim! Entenda que esse não é um processo tão simples, pois exige planejamento bem estruturado, pontuando temas como investimento necessário, logística, treinamento, segurança e marketing.

Por que você quer implementar essa mudança? Essa deve ser a primeira pergunta a se fazer. Afinal de contas, a partir dessas alterações a empresa continuará sendo apenas uma, mas operando com duas formas de vender.

2. Escolha a plataforma de vendas

A sua loja virtual precisa de estrutura, tanto para receber uma determinada quantidade de acessos quanto para oferecer design responsivo, check-out inteligente e segurança. Migrar para o e-commerce implica, necessariamente, em atentar para esses e outros detalhes.

3. Cuide da descrição e imagem dos produtos

Diferente da loja física, que conta com o auxílio de um vendedor para esclarecer as dúvidas dos consumidores e prestar atendimento, no e-commerce o processo é outro.

A sua frente de loja é que vai desempenhar esse papel persuasivo. Portanto, as imagens devem ser suficientes e de boa qualidade, a fim de que o cliente tenha a condição de avaliar os principais aspectos da mercadoria.

Por exemplo, se o produto é uma bolsa, é interessante mostrar as partes da frente, traseira, por dentro e a costura. Esses detalhes tendem a contribuir para uma boa avaliação.

Mas só isso, sem uma descrição à altura, pode não funcionar muito bem. Nesse caso, capriche nas informações, levando em conta o material utilizado, seu peso e tamanho, além de outras especificações relevantes.

4. Opte pelas melhores opções de transporte logístico

Logística: essa palavra domina o comércio eletrônico. Se pararmos para pensar no processo de compra e venda de uma loja física, certamente, chegaremos à conclusão de que as etapas no comércio eletrônico exigem bem mais.

No primeiro modelo, o cliente está presente. Após a compra concluída, ele leva o seu produto para a casa. No comércio eletrônico, você deve cuidar do procedimento da entrega, minimizando os possíveis contratempos, pois as falhas levam à insatisfação e isso prejudica a imagem do seu negócio.

Nesse caso, pesquise, avalie e escolha as melhores operadoras de transporte para essa metodologia. Realize as cotações considerado a segurança, preço e acomodação dos produtos. Lembre-se de que tudo precisa ser muito bem embalado, a fim de que a mercadoria permaneça inviolável.

5. Mantenha a atenção no estoque

Vender por meio de dois canais exige um pouco mais, já que, além de toda estrutura que a plataforma online precisa ter, você deve se atentar para o estoque das lojas física e virtual.

Já imaginou se o cliente do online compra um produto que não está armazenado? Isso pode descredibilizar o seu serviço. E, com as redes sociais a todo vapor, a sua reputação pode ficar comprometida muito rapidamente. Pense nisso!

As vendas no varejo ainda são significativas nas lojas físicas, por exemplo. A implementação de uma loja virtual corrobora para uma estrutura ainda mais funcional, capaz de atender os consumidores que preferem conferir os produtos presencialmente e também agrada os adeptos das compras pela internet. Ou seja, um modelo acaba auxiliando o outro e vice-versa.

É visível e incontestável que o comércio eletrônico vem se destacando. Mas você já se perguntou por que o e-commerce cresce tanto? Confira este post e fique por dentro do assunto!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

5 tendencias ecommerce 2017experiência do usuário em ecommerce