Inteligencia Artificial no Ecommerce

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / Inteligencia Artificial no Ecommerce

Inteligencia Artificial no Ecommerce

O setor de e-commerce tem apresentado ótimos resultados nos últimos anos. Só em 2016 ele cresceu mais do que 7%, indo na contramão da crise econômica do país.

Porém, além dos resultados, a competitividade também aumentou e os varejistas precisam encontrar formas de se diferenciar e oferecer melhores benefícios para seus consumidores. Uma ótima forma de fazer isso é usando a inteligência artificial no e-commerce!

Inteligência Artificial (IA) é considerada uma parte da ciência da computação, que desenvolve dispositivos ou softwares que simulam nossa capacidade de raciocinar, ou seja, a ideia é fazer com que uma máquina consiga ter capacidade de interpretação, previsão de comportamentos e tomada de decisão inteligente, assim como o homem.

Separamos aqui 5 formas de usar a inteligência artificial no e-commerce. Continue lendo para conferir!

Análise do comportamento de compra

Ao programar um sistema ou software de inteligência artificial para captar e organizar dados do comportamento de compra dos seus clientes, em pouco tempo ele será capaz de prever quais são os melhores comportamentos dentro do seu site.

Por exemplo, ele pode te dar um perfil de compra para cada localização e indicar que em certos locais sua loja vende mais produtos de certa marca ou categoria, o que te ajuda na organização de estoques e logística da sua loja virtual.

Veja também:

o que e ciclo de compra

O que é Ciclo de Compra e Como funciona no Ecommerce

Recomendação de produtos

Uma função muito usada em e-commerces é a recomendação de produtos. Se feita de forma inteligente e eficiente, melhora a experiência do usuário, que vê mais valor na sua marca e aumenta seu ticket médio!

A inteligência artificial entenderá quais produtos são mais comprados em conjunto ou de forma separada mas pelo mesmo perfil de consumidor, oferecendo a melhor combinação de acordo com o perfil do usuário.

Monitoramento de preços

Um dos principais fatores decisórios para seu consumidor realizar ou não uma compra é o preço. Quando se está na internet o cliente tem acesso a todos os possíveis valores de um produto ou serviço.

E para oferecer a melhor oferta para seus clientes e ganhar mais vendas, você pode usar a inteligência artificial para monitorar os preços dos seus concorrentes em tempo real e fazer alterações constantes na sua loja.

Veja também:

quanto tempo as pessoas levam para fazer compras online

Você sabe quanto tempo as pessoas levam para fazer compras online?

Otimização do marketing

Quando você usa inteligência artificial para coletar e analisar os dados do seu e-commerce você consegue prever quando o seu consumidor provavelmente estará interessado em realizar alguma compra.

E ainda, saberá exatamente que tipo de conteúdo enviar em um e-mail marketing ou outra forma de contato.

Veja também:

automação de marketing

Automação de Marketing para Ecommerce: 5 coisas que você precisa saber

Atendimento mais eficiente

Muitos clientes deixam de comprar na sua loja devido a falta de um atendimento dedicado. Uma forma de resolver esse problema sem ter que contratar um time dedicado é usar inteligência artificial por meio de chatbots.

Chatbots são sistemas de computador que usam a inteligência artificial para identificar padrões e as melhores respostas para uma conversa. Muitos e-commerces usam os chatbots para tirar dúvidas de seus consumidores e fazer recomendações sem a ajuda de uma pessoa.

Se você gostou das dicas sobre inteligência artificial no e-commerce, assine nossa newsletter e não perca nossas novidades!

Veja também:

crm no ecommerce

Como fazer um Gestão de CRM eficiente no Ecommerce

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

o que e ciclo de comprao que é marketplace