5 maneiras de garantir uma ótima experiência do usuário em seu e-commerce

Home / Marketing / Design / 5 maneiras de garantir uma ótima experiência do usuário em seu e-commerce

5 maneiras de garantir uma ótima experiência do usuário em seu e-commerce

Você sabia que as marcas podem perder clientes virtuais graças à demora no carregamento do site? A cada segundo, as vendas tendem a declinar em função dessa espera. Por isso, é fundamental garantir uma ótima experiência do usuário no seu e-commerce!

Para ficar por dentro do assunto, confira o nosso post de hoje!

1. Considere a experiência do usuário

O termo em inglês também é conhecido por User Experience (UX) e vem ganhando força nos últimos anos, sobretudo, entre os empreendedores digitais. Ele engloba alguns conceitos de design, engenharia, marketing, atendimento, comunicação e, no final das contas, conduz à satisfação do cliente. Afinal, essa é a intenção do seu negócio!

Quando você coloca em prática essas técnicas, aumenta as suas chances de promover uma melhor UX.

Muitas pessoas têm feito mais compras pela internet, utilizando, principalmente, os seus dispositivos móveis. Ou seja, se o site oferece uma navegação inteligente, com carregamento rápido, imagens em alta qualidade e produtos com descrição detalhada, a investida tende para o sucesso.

2. Crie uma hierarquia

Se coloque na posição do cliente. Quando você acessa o site da sua empresa, com o que se depara? As informações estão adequadas e corretas? Os produtos estão bem destacados? O quesito segurança é relevante? O checkout é sucinto? As páginas demoram a carregar?

Use e abuse das práticas de marketing digital e SEO, a fim de estabelecer esses critérios e elaborar um planejamento estratégico, capaz de trazer padronização e clareza.

Confira abaixo o vídeo: COMO ESCOLHER UMA BOA PLATAFORMA DE ECOMMERCE?

3. Aposte no conteúdo para a experiência do usuário

Se uma imagem de qualidade é capaz de trazer engajamento e gerar conversão, o conteúdo não fica atrás, pois os buscadores valorizam os textos originais.

Muitas lojas virtuais costumam fazer uso do material do fabricante dos produtos, ou seja, utilizam o mesmo conteúdo.

Para os buscadores, sobretudo o Google, isso soa como plágio. Assim, essa duplicação perde valor e, consequentemente, deixa de ser destaque no ranking de pesquisa.

Vale ressaltar que a descrição do fabricante, na maior parte das vezes, não impulsiona as vendas. Portanto, se você deseja algo persuasivo, invista em conteúdo.

4. Valorize o design responsivo

Pense que os consumidores estão se rendendo à prática de compras pela internet. O número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para isso é bem significativo, então, aposte em uma condição de usabilidade capaz de satisfazer o seu potencial cliente.

O design responsivo ajuda nesse sentido, pois a qualidade, velocidade e layout de seus produtos serão apresentados da mesma forma, seja no desktop, smartphone ou tablet. Não há perda de qualidade!

5. Deixe o checkout mais simples

Dentre os problemas relevantes enfrentados pelos lojistas virtuais, o abandono de carrinho lidera, por diferentes motivos. E, certamente, a falta de objetividade na página de finalização da compra é uma dessas razões. Portanto, simplifique o checkout e aumente as suas chances de conversão em vendas.

Cuidar de cada um desses detalhes não é algo tão simples. Contudo, essas práticas são necessárias, pois o mundo segue no sentido da tecnologia. Atualmente, as pessoas não têm muita paciência para esperar uma página carregar. Quando você se prepara para isso, melhora consideravelmente a experiência do usuário no seu site.

Agora que você está por dentro de alguns temas que envolvem a experiência do usuário, descubra por que o e-commerce cresce tanto!

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

loja física para virtualvida empreendedora