Entenda como funcionam o modelo SaaS na prática

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / Entenda como funcionam o modelo SaaS na prática

Entenda como funcionam o modelo SaaS na prática

Modelo SaaS: você pode até não estar familiarizado com o termo, mas com certeza o aproveita de alguma maneira por meio das organizações que o adotaram como forma de negócio.

Seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional, essa abordagem mercadológica está mais presente do que se imagina, sendo parte do dia a dia de boa parte das pessoas que utiliza da Internetpara realizar seus afazeres e suas vontades de um modo geral.

De qualquer modo, preparamos este artigo justamente para falar sobre o modelo SaaS. Você verá o que é, como funciona, quais são os benefícios desse formato e muito mais.

Portanto, se você quer aprender e deseja ficar por dentro das oportunidades e estratégias no que diz respeito ao ambiente digital, não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!

O que é o modelo SaaS?

Começaremos, então, pela definição do modelo SaaS, sigla para Software as a Service. De forma clara e objetiva, pode-se considerá-lo como a disponibilização de sistemas e soluções tecnológicas por intermédio da Internet (computação em nuvem), todos com a mesma condição, ou seja, oferecendo um serviço.

Em outras palavras, o modelo SaaS nada mais é do que o licenciamento dos recursos e funcionalidades de um software. Simples assim.

Como funciona?

Em relação ao seu funcionamento, o ponto a destacar é a sua facilidade de uso. Para ilustrar o porquê disso, entenda que, ao aderir a um software baseado nesse modelo, você não precisará se preocupar com as questões de infraestrutura, visto que elas são de total responsabilidade dos fornecedores.

Atualizações, servidores, conectividade e segurança, enfim, tudo isso será garantido — você só terá que acessar o site do fornecedor em questão e conectar-se ao serviço: uma licença única ou anual será cobrada por isso.

Quais são os seus benefícios?

Agora que você já sabe o que é o modelo SaaS e como ele funciona, deve estar se perguntando quais são os seus benefícios, certo? Pois bem, além da facilidade de uso que acabamos de mencionar, podemos considerar também:

  • poucos obstáculos de entrada (livre de instalações e configurações);
  • custos iniciais reduzidos (algumas empresas oferecem os recursos básicos gratuitamente);
  • alta acessibilidade (os serviços podem ser acessados a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel);
  • integração simplificada (softwares que se adaptam às diferentes demandas do negócio, permitindo uma fácil integração aos demais aplicativos existentes).

E, para concluir, não poderíamos deixar de citar alguns dos principais cases de sucesso no que se refere ao modelo SaaS, que incluem:

  • Salesforce (CRM mais utilizado no mundo);
  • Netflix (modelo SaaS que inovou o mercado);
  • Paypal (maior plataforma de pagamentos on-line do planeta);
  • Mailchimp (ferramenta referência para o envio de e-mail marketing);
  • McAfee (serviço de segurança on-line contra vírus e malwares);
  • Evernote (sistema destinado à organização pessoal e/ou profissional).

Esses são apenas alguns dos exemplos, mas servem para expressar o potencial que esse tipo de abordagem pode ter. Como você já deve ter percebido, o modelo SaaS tem, como fonte de arrecadação, a cobrança pelos serviços, que pode ser feita mensal ou anualmente.

Se você gostou deste artigo e deseja receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

datas do e-commerceformas de pagamento online