Confira 5 dicas para abrir uma loja virtual de sucesso!

Home / Estratégia para Ecommerce / Começar Loja Virtual / Confira 5 dicas para abrir uma loja virtual de sucesso!

Confira 5 dicas para abrir uma loja virtual de sucesso!

Todos os dias surgem novas lojas virtuais. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2016, o setor movimentou R$ 56,8 bilhões. E a perspectiva para 2017 é que o montante supere a casa dos R$ 60 bilhões com mais de 200 milhões de pedidos on-line.

Porém, apenas alguns negócios conseguem se destacar. Uma loja virtual de sucesso não se faz da noite para o dia, e os motivos para o fracasso são mais variados. Daí a necessidade de um planejamento sólido.

Não existe uma receita para o sucesso, mas há sugestões que podem ajudar a chegar lá. Acompanhe:

1. Transmita segurança e credibilidade

Esse pode ser o principal ponto, uma vez que, se o consumidor não se sentir seguro, não haverá venda. Nesse contexto, é importante ter:

  • um layout com boa navegabilidade;
  • uma reputação on-line positiva;
  • e normas de segurança que resguardem tanto o negócio quanto o consumidor.

Comece com certificados de segurança Secure Sockets Layer (SSL), uma tecnologia que se tornou padrão internacional para assegurar a troca de informações sigilosas.

Além do SSL, é importante ter um protocolo próprio, com medidas de segurança adotadas em diferentes fases da compra. Assim, há um intermediador de pagamento ou um serviço de análise de risco.

2. Tenha uma estratégia de marketing

Nessa estratégia, você poderá incluir formas de tornar seu e-commerce mais visível. O ideal é adotar abordagens de marketing digital, que incluem SEO, redes sociais, links patrocinados e outras práticas que estimulem o público a comprar e a fortalecer a marca.

Uma prática interessante é a de defensores da marca. Ela se trata de pessoas que divulgam a marca naturalmente por terem atingido um alto grau de satisfação. Isso inclui bom preço, atendimento adequado e outros pontos que fazem com o consumidor partilhe sua experiência com outros.

3. Ofereça informações claras

Não basta expor os produtos, é preciso oferecer formas de manter seu consumidor interessado, o que inclui:

  • vídeos de como usar o produto;
  • fotos nítidas de diferentes ângulos;
  • e, principalmente, informações confiáveis.

A medida aumenta não só o interesse mas também a confiança do cliente.

4. Faça promoções

Além de escoar o estoque para uma futura renovação, as promoções aumentam o faturamento, torna a loja virtual mais conhecida e aumenta a cartela de clientes. É possível apostar em diferentes técnicas, como:

  • “pague 1 e leve 2”;
  • cupom de desconto;
  • desconto para pagamentos à vista;
  • desconto para quem seguir nas redes sociais;
  • entre outras.

Quanto mais criativo, melhor!

5. Mantenha o controle

Essa sugestão serve para todas fases do ciclo de venda do e-commerce, pois sem controle as coisas dificilmente vão prosperar. Saiba quem visitou sua página, quem encheu o carrinho e não concluiu a compra, quais produtos visualizou, quanto tempo passou, entre outras informações.

Com elas em mãos, é possível entender os hábitos do consumidor e tomar ações que beneficiaram o negócio, como a melhoria da estratégia de marketing. Tenha em mente que seu negócio só vai para frente com empenho, estudo e um plano de ação eficiente.

Gostou deste post? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhar mais conteúdos que podem ajudar seu e-commerce a se tornar um loja virtual de sucesso.

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

resumo simples brandingpreço ou qualidade