Desconfiança do consumidor: saiba como o seu e-commerce pode vencê-la!

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / Desconfiança do consumidor: saiba como o seu e-commerce pode vencê-la!

Desconfiança do consumidor: saiba como o seu e-commerce pode vencê-la!

Quem está pensando em largar o emprego para abrir uma loja virtual e realizar o sonho de ter o seu próprio negócio precisa compreender que uma das principais dificuldades no início das operações é a desconfiança do consumidor.

Entenda que o ambiente do comércio eletrônico possui certas peculiaridades em relação à confiabilidade do cliente. Nesse sentido, o ponto a se destacar (e não poderia ser outro) é a importância de fazer com que os visitantes se sintam seguros na hora de comprar. Embora isso pareça um tanto quanto óbvio, muitos empreendedores pecam nessa questão.

Por isso, preparamos este artigo para apresentar os cuidados que você deverá ter se quiser vencer a desconfiança do consumidor. Continue a leitura e confira!

Descrever os produtos de forma detalhada

Em primeiro lugar, não se esqueça de descrever os produtos de forma detalhada. Isso é muito importante. Pense bem: o que você acharia de uma loja virtual que não especifica as informações do que está vendendo? No mínimo você chegaria a uma conclusão de “desleixo” ou falta de organização, não concorda?

Pois bem, independentemente do que você acharia disso, o fato é que a maioria dos consumidores não confiarão em um e-commerce que nem ao menos tem o cuidado de disponibilizar as características dos produtos.

Caprichar nas imagens

Outro fator que favorece o ganho de confiança são as imagens do site. Em especial no que se refere as fotos dos produtos. Nesse caso, tenha em mente que por se tratar de vendas na internet, o aspecto visual tem um papel de extrema importância para o processo decisório.

Em outras palavras, imagens de má qualidade não vendem produtos, e quanto a isso não há o que discutir. Por essa razão, capriche nesse quesito, caso contrário, vencer a desconfiança do consumidor será uma tarefa bem mais difícil.

Proporcionar um ótimo atendimento

Está aí um elemento-chave para todo e qualquer tipo de negócio: o atendimento ao cliente. Para conquistar o seu espaço e a sua credibilidade perante o público, coloque o relacionamento com os consumidores como uma atribuição que não pode ser realizada abaixo da linha do ótimo.

Deixar espaço para a opinião dos clientes

Poucas coisas influenciam tanto a concepção que nós temos sobre uma empresa quanto a opinião dos clientes. Em vista disso, procure deixar um espaço para que os compradores avaliem seus produtos ou serviços, por exemplo.

Levando em consideração que você cuidou dos aspectos acima descritos, esse servirá como a “prova real” de que é possível confiar no seu e-commerce. É claro que há riscos envolvidos. Mas se você de fato for cuidadoso, a tendência é que as avaliações sejam positivas.

Oferecer os certificados de segurança

E por último, mas não menos importante, estão os certificados de segurança. Procure deixá-los visíveis no site, mesmo que os visitantes não tenham costume de observá-los. Sobretudo, a principal certificação é chamada de “SSL”, que tem a função de proteger as informações do comprador.

Para concluir, vale ressaltar que quebrar a desconfiança do consumidor é apenas o primeiro passo em direção ao reconhecimento da sua loja virtual. A partir desse momento, seus esforços devem ser focalizados na conquista e na fidelização dos clientes.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados ao e-commerce, assine a nossa newsletter agora mesmo! Você receberá os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail.

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

vídeos são os novos textos5 dicas para calcular o frete da sua loja virtual