Como funcionam os meios de pagamento para ecommerce?

Home / Operação / Meios de Pagamento e Finanças / Como funcionam os meios de pagamento para ecommerce?

Como funcionam os meios de pagamento para ecommerce?

Oferecer diversos meios de pagamento para e-commerce é um dos pontos fundamentais para a sobrevivência de uma empresa que oferece vendas pela internet.

Perder vendas não é uma opção para quem deseja sucesso, por isso as lojas virtuais precisam atender da melhor forma possível seus clientes, oferecendo todos os recursos possíveis para facilitar a compra.

É impossível imaginar lojas virtuais sem meios de pagamentos ágeis e seguros, capazes de permitir o escalonamento do negócio. Eles ajudam a criar um ambiente que atenda às demandas do negócio e do mercado.

Conheça as 4 principais opções de pagamento que podem ser usadas lojas virtuais!

1. Intermediadores de pagamentos

Os intermediadores são plataformas que disponibilizam formas de pagamento integradas para o e-commerce. A transação é feita por meio de um sistema de gerenciamento que se responsabiliza por diversificar as opções de pagamento para o cliente, enquanto o vendedor recebe de forma unificada.

Quando o e-commerce contrata os serviços de intermediadores, eles disponibilizam o código ou plugin para instalar na página de conclusão do pedido e gerenciam todo o processo.

Além da facilidade para o vendedor — que não precisa gerir cada forma de pagamento separadamente — uma grande vantagem dos intermediadores é a análise de risco feita nas vendas realizadas com cartão de crédito.

Eles entram em contato com o proprietário do cartão, solicitam alguns dados e, só então, liberam o pagamento. Além disso, alguns assumem o risco em casos de fraude, e o e-commerce não é prejudicado.

2. Cartão de crédito direto

Não há nenhum motivo para o e-commerce não aceitar cartões de crédito. Segundo pesquisa realizada pela Moip, 81,3% dos consumidores preferem esse meio de pagamento, principalmente pela possibilidade de parcelar as compras. Para se ter uma ideia:

  • 87% dos e-consumidores parcelam suas compras em até 3 vezes;
  • os 13% restantes preferem parcela-las entre 4 e 12 vezes.

São dados que, por si só, mostram as vantagens de se oferecer o cartão de crédito como forma de pagamento. A maioria das plataformas disponibiliza plugins com as principais bandeiras, que cobram até 7% do valor de venda, dependendo do plano e movimentação.

3. Boleto bancário

De acordo com a mesma pesquisa, o boleto bancário é a segunda opção mais utilizada pelos brasileiros que fazem compras nas lojas virtuais. Quem prefere comprar à vista dá preferência a esse meio de pagamento e tem algumas vantagens, por exemplo:

  • não há necessidade de disponibilizar os dados do cartão;
  • o pagamento pode ser feito via home banking ou em qualquer ponto da rede bancária;
  • muitas lojas oferecem descontos para compras via boleto.

Para os lojistas, a melhor parte é a injeção de recursos direto na conta: assim que o boleto é compensado, o dinheiro fica disponível, diferente dos prazos de pagamento disponibilizados pelas bandeiras dos cartões de crédito. Além disso, as tarifas de emissão do boleto costumam ser menores que os percentuais pagos ao cartão.

Para disponibilizar essa forma de pagamento, é preciso que a loja tenha conta bancária ou conte com serviços de uma empresa especializada.

4. Débito online

O uso do cartão de débito é similar ao do boleto bancário, pois o consumidor também paga sua compra à vista, debitando diretamente de seu saldo em conta. A vantagem é que ele não terá que se deslocar até a agência bancária para concluir a compra.

A importância da segurança para os meios de pagamento para e-commerce

Compras online são alvos frequentes de ataques de crimes virtuais, portanto, lembre-se que é preciso tomar cuidados para que seu cliente e sua loja não corram riscos.

Para isso, use certificados de segurança que criptografam os dados recebidos nas transações — garantindo o famoso “cadeadinho verde” e o protocolo https — e hospede sua loja em um provedor seguro e confiável.

Garantindo a segurança e a flexibilidade em seu e-commerce, você aumenta sua lucratividade e a confiança do consumidor.

Ficou claro quais são os meios de pagamento para e-commerce e a sua importância? Aproveite e curta nossa fanpage e acompanhe nossas postagens!

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

pixel de conversao5 erros comuns que impedem o sucesso