Você sabe como fazer as entregas dos produtos da sua loja virtual?

Home / Operação / Logística / Você sabe como fazer as entregas dos produtos da sua loja virtual?

Você sabe como fazer as entregas dos produtos da sua loja virtual?

Organizar as entregas da loja virtual é fundamental para assegurar que as operações sigam conforme a estratégia, além de manter a boa reputação do negócio. Para isso, é preciso direcionar todo o processo de logística, que não envolve somente o transporte, mas também outros pontos, como estocagem dos produtos e embalagens adequadas.

Trata-se de um procedimento que demanda organização e atribuições bem definidas para toda a equipe. Portanto, confira o que você deve analisar para fazer as entregas da loja virtual!

Eu organizo a logística da loja virtual?

Antes de tudo, é preciso ter um processo logístico organizado, que atenda às demandas do negócio. Veja como realizar cada etapa:

1. Atendimento ao cliente

O atendimento adequado fará com que sua loja seja bem-vista pelos clientes, facilitando sua fidelização. O ideal é responder rapidamente as dúvidas e reclamações, tanto no pré-venda quanto no pós-venda, e ter diferentes canais de atendimento (chat, e-mail, telefone, redes sociais etc.).

2. Gerenciamento de estoque

Em geral, os produtos devem estar bem organizados, permitindo o acesso rápido a eles. Se a loja atua com estoque próprio, será necessário conhecer a curva A-B-C, em que A são os artigos com maior saída e C com menor. Com isso em mente, os gestores podem administrar esses itens com maior facilidade.

3. Gestão de fornecedores

Mantenha uma tabela, documento ou software de gestão com informações detalhadas dos fornecedores, contendo preços praticados, prazo de entrega e demais características. Assim, é possível manter a organização e fazer pedidos em tempo hábil.

4. Gestão de fretes

A entrega vai depender dos canais de distribuição, sendo os mais comuns correios, transportadoras ou frota própria. A regra aqui é analisar as tabelas de preços e optar por aquela que traz mais facilidades e agilidade. Daí a importância de estar atualizado e a par das variáveis que implicam nos custos do frete: peso, destino e cubagem.

5. Embalagem

Apesar dos produtos já terem suas embalagens, é fundamental desenvolver uma nova para evitar avarias. Isopor e plástico bolha são os mais indicados para manter a integridade da encomenda. Se puder personalizar o pacote, melhor ainda, pois poderá divulgar a marca também.

6. Fluxo de pedidos

A loja virtual precisa estar preparada para atender às demandas maiores e para a logística reversa — quando há devolução ou troca do produto por defeito ou insatisfação do cliente. Muitas transportadoras oferecem esse serviço, facilitando a gestão, mas o recebimento precisa ser feito com cuidado para garantir a volta ao estoque.

Faço a integração entre a plataforma e o operador?

Os Correios e muitas transportadoras disponibilizam uma plataforma de rastreio. Isso ocorre porque é indispensável que o sistema de gestão da loja virtual seja integrado ao sistema de operação logística, fornecendo informações importantes para analisar dados e aperfeiçoar ações.

Correios ou transportadora?

Essa é uma questão complicada e dependerá do tipo de produto, sua área de atuação e, principalmente, dos fatores peso e tamanho.

Os Correios possuem algumas restrições quanto ao peso e às dimensões de mercadorias que transportam. Além disso, a empresa pública não encaminha itens com mais de 600 Kg. Os artigos acima de 30 Kg são agrupados (dependendo do peso) e enviados apenas dentro do território nacional.

As transportadoras podem ser mais versáteis quanto a essas variáveis. Por isso, é preciso analisar as diferenças entre os serviços antes de fazer a sua escolha.

Correios

  • É uma organização estatal e atende a todo o país.
  • Possui padrões pré-definidos que permitem a programação da entrega.
  • É possível informar o endereço para que o cliente acompanhe a encomenda.
  • Todas plataformas já vem com integração com os Correios e espaço para você cadastrar tabelas de peso, medidas e valor de frete.

Transportadoras

  • Em geral, não apresentam limites quanto ao peso.
  • Permitem realizar entregas mais rápidas — como o Sedex —, pois atendem e-commerce.
  • É possível estabelecer contratos e parcerias para reduzir custos.
  • Fazem entregas internacionais.

Pesquise as opções e analise qual é a mais vantajosa para cada caso. Também é necessário informar possibilidades, valores, prazos, contrato adicional de seguro e outros dados aos consumidores.

Gostou do post sobre entregas da loja virtual? Então deixe a sua opinião no nosso espaço de comentários!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

analisar-concorrentes-loja-virtualemail-marketing-pode-aumentar-taxa-de-conversao