Como abrir uma loja virtual em 6 passos!

Home / Estratégia para Ecommerce / Começar Loja Virtual / Como abrir uma loja virtual em 6 passos!

Como abrir uma loja virtual em 6 passos!

Como abrir uma loja virtual em 6 passos!

Em tempos de crise, salário baixo, desemprego e falta de perspectiva profissional, muitos brasileiros estão enveredando pelos caminhos do empreendedorismo em busca de realização pessoal e melhores condições de vida e de trabalho. Uma parte dessas pessoas encontrou no comércio eletrônico a chance de ter um negócio para chamar de “seu”.

Apesar da nebulosidade que assola o comércio de modo geral, as lojas virtuais ainda apresentam boas perspectivas de ganho e crescimento para os empreendedores. O 33º relatório Webshoppers divulgado no começo do ano prevê um crescimento de até 8% para o setor em nosso país. Quem deseja empreender nessa área, precisa aprender a criar sua loja virtual.

Confira agora como abrir uma loja virtual em 6 passos:

1. Escolha um segmento e o produto que será comercializado

O varejo online permitiu que praticamente tudo fosse comercializado na internet. O campo de atuação é tão extenso que somente uma minoria, consegue atuar em diversos segmentos. Como você está começando, escolha um deles para atuar.

Assim que definir o segmento, estude os concorrentes e veja como eles se comportam nesse mercado. Anote seus diferenciais, estratégias, preços praticados e formas divulgação para saber onde deve investir em sua loja virtual, e também, as falhas na plataforma e na comunicação.

Depois que você escolheu o segmento onde vai atuar, chegou a vez de definir o tipo de produto que vai vender. Basicamente, você tem dois tipos: os de alto e de baixo valor agregado. O ideal é que você tenha os dois. Os produtos de baixo valor agregado proporcionam um bom faturamento quando eles são vendidos em grandes quantidades, ou seja, têm saída mais fácil. Os de alto valor agregado são aqueles em que uma única venda, gera um retorno melhor.

Por que ter os dois? Assim você não fica refém de volume e nem de vendas esporádicas.

2. Aprenda a escolher a plataforma da loja virtual

A plataforma é basicamente a estrutura de sua loja virtual. A escolha dela é fundamental para o sucesso e o crescimento do seu negócio. Uma escolha equivocada pode impedir que você aproveite funcionalidades importantes para a construção da loja e pode prejudicar a experiência do consumidor.

Você deve procurar adequar as suas necessidades às funções que a plataforma oferece. geralmente, o sistema deve permitir a integração com acessórios do Google, recursos focados no aumento de vendas, liberdade de customização visual e integração com outras mídias.

Digamos que você precise colocar um chat online para atender o seu público ou uma galeria de vídeos. A plataforma oferece isso?

Veja nosso vídeo abaixo: Como escolher uma boa plataforma de ecommerce

3. Trabalhe na produção de conteúdo relevante ao público

A produção do conteúdo descritivo e audiovisual em uma loja virtual é importante para que os usuários assimilem melhor as funcionalidades e benefícios do produto ou serviço que você está apresentando. Além disso, atente-se ao mercado e ofereça materiais que possam sanar dúvidas e agregar valor aos itens Descrições ricas e imagens de qualidade que apresentam mais detalhes tendem a suprir a necessidade do consumidor se dirigir a uma loja física apenas para ver e testar o produto.

Veja também: Vídeo no Ecommerce: Saiba como usar para vender mais

video-no-ecommerce-saiba-como-usar-esse-recurso-para-vender-mais

4. Adote os meios de pagamento mais desejados

Não coloque um limite na quantidade de meios de pagamento, ofereça soluções que tenham crédito, débito e boleto bancário, incluindo os intermediadores de pagamento, como Paypal, Mercado Pago e PagSeguro.

Ao restringir a forma de pagamento a uma ou duas opções, você está descartando uma parcela do público que tem outros meios para pagar pelo seu produto ou serviço.

Veja também: Como funcionam os meios de pagamento para Ecommerce meios de pagamento

5. Lembre-se de incluir certificados de segurança

A segurança no ambiente de sua loja online é importante para que os consumidores sintam confiança na loja e compartilhem informações como CPF, número de cartão e outras mais. A própria plataforma de loja virtual pode oferecer parcerias com certificados de segurança, garantindo que os dados compartilhados nas transações estão seguros. Garantindo proteção para os dois lados.

Veja também: Como aumentar a credibilidade da sua loja virtual

credibilidade da loja virtual

 

6. Organize a logística de estoque e envio dos produtos

Por fim, para abrir sua loja virtual, você deve considerar a organização do estoque e envio dos produtos. Onde os itens serão armazenados? Quem serão seus parceiros para realizar a entrega? Lembre-se de que esse é o ponto de contato real entre a loja virtual e o consumidor, visto que é na entrega do produto que o ciclo de uma compra atinge o clímax.

Veja também: Como fazer as entregas dos produtos vendidos online

entregas da loja virtual

Deseja mais dicas e informações para empreender no comércio eletrônico? Siga-nos em nossas redes sociais! facebook.com/portaldoecommerce

Equipe Portal do Ecommerce
Equipe Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

por que o natal é uma ótima oportunidade para abrir sua loja virtual