Saiba como analisar os concorrentes da sua loja virtual

Home / Estratégia para Ecommerce / Mercado / Saiba como analisar os concorrentes da sua loja virtual

Saiba como analisar os concorrentes da sua loja virtual

Uma das táticas válidas no planejamento das estratégias do e-commerce tem a ver com a avaliação dos concorrentes da loja virtual. Essa é uma das maneiras de perceber o mercado e alinhar o que precisa ser ajustado para competir de igual para igual.

Entendemos que você já tem bastante trabalho, pois os processos em um comércio eletrônico são muitos. Mas não custa nada dar uma “espiadinha”, porque, indiretamente, as ações da concorrência podem levar à redução do tráfego na sua página e, ainda, impactar na conversão de vendas. Confira algumas dicas de como fazer isso!

Eleja com critério os concorrentes da loja virtual

Você vai acabar se deparando com muitas lojas do mesmo segmento que o seu. Isso pode te assustar no primeiro instante, sugerindo algo surreal de se medir. Afinal, como mensurar tantos dados?

Quanto a isso, não se desespere, porque há diversas ferramentas de marketing que cumprem muito bem esse papel. Até o Alertas do Google coopera para que você fique por dentro das ações da concorrência. E também há softwares que realizam essas pesquisas em uma escala maior.

Definir os seus concorrentes em potencial é o que vai te guiar nessa implementação de estratégias. Nem sempre o seu oponente pertence ao mesmo nicho, mas uma observação no ranking, via sites de buscas, resolve esse problema.

Observe o posicionamento da concorrência

Entender como o seu concorrente atua no mercado é o ponto-chave para compreender os seus ganhos e perdas. Por exemplo, o site dele é responsivo? O cliente perde muito tempo no checkout? O prazo de entregas é satisfatório? Quais são as formas de interação com o público? Utiliza redes sociais? Qual a frequência disso? O preço é competitivo?

Com esses e outros questionamentos, você consegue chegar a um denominador comum, se igualando ou se diferenciando do concorrente, positivamente ou não. Nesse caso, vale até se passar por cliente para responder as pesquisas de mercado, se houver.

Filtre as informações antes de usar algum dado

Sem os recursos tecnológicos, fica complicado medir a atuação da concorrência, mas com ferramentas como BuzzSumoOpen Site ExplorerSocial Mention e Alexa, os dados são obtidos com maior facilidade. Mas tanto conteúdo pode acabar complicando a análise, se você não souber o que fazer com tantas referências.

Antes de sair implementando coisas, porque o concorrente está praticando isso ou aquilo, analise tudo minuciosamente e monte um planejamento estratégico a partir desses relatórios. Dessa coleta, considere apenas o que for relevante e tente ser imparcial para evitar vaidades.

Implemente a sua vantagem competitiva

Baixar os preços nem sempre é a saída para lidar com a concorrência, pois isso implica em ter de mexer na margem de lucro. Outro fato: essa tática até funciona no curto prazo, mas se isso perdura, o prejuízo é certo.

Depois de montar o planejamento, veja quais são os pontos que se destacam positivamente. Dê atenção ao diferencial, algo que te torna melhor com relação aos demais.

Você se destaca pela entrega rápida? Pelo atendimento? Pela presença nas redes sociais? Pelos programas de fidelidade? Enfim, liste tudo e pense em como trabalhar isso para atrair ainda mais o seu público.

Desperte no consumidor a sensação de que ele está perdendo algo por não comprar em sua loja virtual. Com isso, você amplia o seu leque de opções e foge dessa briga de ficar baixando preços, sempre.

Ao mapear a concorrência, você consegue ter acesso a informações antes ocultas. De posse desses dados, é possível ampliar a visão acerca dos pontos fortes e fracos dos concorrentes de loja virtual. Isso aumenta a sua margem de acertos, torna o seu trabalho competitivo e abre oportunidades no mercado.

Já utilizou alguma ferramenta para analisar concorrentes da loja virtual? Conte para a gente nos comentários!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

empresa mais pessoaentregas da loja virtual