Afinal, o que é cross selling e upselling? Saiba como aplicá-las!

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / Afinal, o que é cross selling e upselling? Saiba como aplicá-las!

Afinal, o que é cross selling e upselling? Saiba como aplicá-las!

Você já ouviu falar em o que é cross selling e upselling? Talvez você não esteja familiarizado com os termos, mas provavelmente conhece as estratégias. São duas técnicas para aumentar o seu ticket médio e a quantidade de itens no carrinho do seu cliente.

A primeira trata de uma sugestão de produtos complementares ao produto comprado, como uma cadeira para quem comprou uma mesa de jantar. Já a segunda sugere um upgrade do item, como a oferta de um conjunto de jantar feito madeira maciça, por exemplo.

Sabendo o momento e os produtos certos, um ecommerce pode antecipar as necessidades do consumidor, aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Quer saber mais sobre esse conceitos e como aplicá-los na prática? Leia este artigo até o fim!

O que é cross selling e upselling?

Mais detalhadamente, o upselling é uma melhoria, ou a sugestão de um produto melhor em referência ao produto escolhido. Já o cross selling é quando você oferece itens adicionais complementares ao produto selecionado.

Por exemplo, quando um atendente do Subway pergunta: “deseja dobrar o queijo por apenas R$ 1?”, isso é upselling. Da mesma forma que oferecer um processador melhor na compra de um notebook.

Voltando ao exemplo do Subway: quando, ao fim da compra, o atendente oferece um refrigerante e um cookie, ele está praticando o cross selling. Em vez de comprar somente o sanduíche, você tem a opção de levar mais dois itens, complementares ao seu lanche.

Como aplicar o cross selling no ecommerce?

A maneira mais simples de começar uma estratégia de cross selling é sugerindo produtos de uma mesma categoria para o cliente, dentro do contexto da compra.

Faça isso na própria página do produto, baseando-se nas palavras-chave buscadas e faixa de preço do produto. Utilize frases como: “Quem comprou este produto comprou também o produto x”, “Você também vai gostar de x produto”.

Ofereça kits e combos promocionais

Quando sugerir mais de um item para complementar a aquisição, procure oferecer um desconto para ele levar todos juntos. Dessa forma, o cliente enxergará uma oportunidade de negócio e será um estímulo a compra por impulso. Muitas dessas funções são nativas da plataforma de ecommerce.

Reunir um grupo de produtos em único kit, diminuindo um pouco sua margem de lucro, pode atrair o cliente a finalizar a compra mais depressa.

Ofereça produtos com base no histórico do cliente

O cross selling e upselling podem ser feitos também após a compra. Não é sempre que seus clientes estão dispostos a gastar mais, porém, você pode oferecer outros produtos em um momento mais oportuno.

Para oferecer novas ofertas alinhadas com as primeiras adquiridas, é necessário alimentar banco de dados, como um CRM. Avalie as informações sobre compras anteriores e pense em produtos que podem ser ofertados de forma a completar essa compra.

Crie uma estratégia de e-mail marketing

A dica anterior pode ser automatizada com um CRM integrado a uma ferramenta de e-mail marketing. Você pode criar e-mails segmentados com base nas compras de seus clientes e programar de quanto em quanto tempo serão enviados.

Essa estratégia funciona muito bem também nos casos em que o produto necessite de recompra, um lembrete de que o cliente pode encontrá-lo mais uma vez na sua loja. Agora que você já sabe o que é cross selling e upselling comece agora mesmo a aplicá-lo em sua loja!

Gostou deste post? Venha saber mais sobre comércio eletrônico: baixe agora mesmo ebook “Dicionário do e-commerce”!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

voce-conhece-plataforma-magento-descubra-suas-facilidades