5 maneiras de aumentar a credibilidade da sua loja virtual

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / 5 maneiras de aumentar a credibilidade da sua loja virtual

5 maneiras de aumentar a credibilidade da sua loja virtual

Os números do e-commerce brasileiro são impressionantes: o setor movimentou mais de 52 bilhões de reais no ano passado e atualmente existem mais de 66 milhões de e-consumidores.

São muitos os motivos para se criar uma estratégia eficiente e, assim, encontrar o seu lugar nesse segmento. Nesse contexto, aumentar a credibilidade da loja virtual é um dos desafios de gestores de todo o mundo.

Ocorre que a confiança é um fator de extrema importância para obter novos consumidores e gerar mais conversões. Não existe uma fórmula mágica, mas, sim, um caminho ― constante e quase natural ― que aumenta a confiança do público e traz mais segurança às transações.

Continue a leitura e confira como aumentar a credibilidade do e-commerce!

Como aumentar a credibilidade da loja virtual?

Veja as sugestões:

1. Seja transparente

Isso vale para todos os campos do site, começando pelo layout, que deve ser limpo e passar confiança. Também será necessário:

  • ter uma política de segurança e de trocas clara;
  • informar sobre a cobrança de frete antes do carrinho de compras;
  • informar os prazos de entrega corretos;
  • informar as condições de pagamentos, a taxa de juros (caso haja), entre outras informações.

2. Invista na segurança da loja virtual

Esse é um item básico para se manter uma boa reputação. Inicialmente, será preciso obter um certificado de segurança SSL, que criptografa as informações compartilhadas pelos consumidores, a exemplo dos dados bancários.

Muitos clientes não fecham negócio com uma loja virtual que não apresente o cadeado no canto inferior da tela. Esse cadeado mostra que as informações estão seguras pelo SSL.

Além dele, o site deve se atentar a outras formas de segurança, como blindagem, firewall, intermediadores de pagamento, análises de riscos e selos de segurança. Esses itens garantem a proteção de ambas as partes, lojista e consumidor.

3. Estimule a interação dos consumidores

Em linhas gerais, a loja virtual precisa ter um espaço para que os clientes possam avaliar seus produtos, deixando comentários a respeito da experiência de compra que tiveram. Comentários positivos nesse campo de avaliação permitem que novos clientes possam confiar na loja e adquirir os produtos.

O estímulo também pode ser feito para que os consumidores compartilhem suas experiências nas redes sociais.

4. Ofereça atendimento online por chat

O chat é indispensável para um e-commerce. Nele, você pode elucidar o questionamento do cliente em tempo real, resolver algum problema e passar informações relevantes para que ele finalize a compra.

O suporte online vai diminuir o medo dos clientes de não serem respondidos e, assim, aumentar a confiança deles na marca.

5. Conte com uma plataforma / servidor estável

Já pensou se seu cliente entra no site e ele está fora do ar? Se o cliente tentar mais de uma vez e tiver algum problema relacionado à instabilidade, dificilmente ele voltará. Por isso, a plataforma deve oferecer um serviço estável, mesmo que haja um aumento significativo no tráfego.

O ideal é que você conte com o suporte de um servidor dedicado, em vez de um servidor compartilhado. Essa medida proporciona um desempenho melhor e aumenta a velocidade de abertura das páginas em relação à hospedagem compartilhada, uma vez que não será preciso dividir o servidor com outros sites.

Por que investir na credibilidade da loja virtual?

Em geral, a boa credibilidade da loja virtual se traduz em resultados. Caso o seu cliente não se sinta seguro, ele não vai concluir a compra. E pior, poderá avisar a outros clientes para não fazê-lo, e isso não é bom para o negócio.

Por essa razão, é importante ficar de olho nas redes sociais e nos sites de reclamação, procurando sempre solucionar os problemas para reverter a publicidade negativa em positiva.

Gostou deste post sobre aumentar a credibilidade da loja virtual? Então comente o que achou para que possamos trazer mais conteúdos interessantes para você.

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

passo a passo para abrir loja virtualcomo-aumentar-autoridade-do-dominio