5 erros comuns que te impedem de ter um e-commerce de sucesso

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / 5 erros comuns que te impedem de ter um e-commerce de sucesso

5 erros comuns que te impedem de ter um e-commerce de sucesso

Os números surpreendem mesmo em meio ao cenário político-econômico delicado do país. Em 2016, o faturamento superou os R$ 44,4 bilhões, e a perspectiva para 2017 é que seja superior aos R$ 49,7 bilhões, segundo o Ebit.

O comércio virtual pode ser bastante lucrativo, desde que os gestores mantenham os pés no chão e saibam quais caminhos percorrer. Em linhas gerais, um e-commerce de sucesso depende de uma série de fatores, como uma estratégia eficiente, o uso de ferramentas modernas e uma gestão promissora.

Entretanto, alguns erros muito comuns podem ser um obstáculo ao sucesso do negócio. E é papel do gestor identificá-los e buscar uma solução para eles.

Quer saber quais são esses erros que te impedem de ter um e-commerce de sucesso? Então continue lendo este post e descubra!

1. Não estruturar um bom planejamento

Essa pode ser apontada como a causa principal para que novos negócios online não tenham o retorno esperado. Tudo começa com uma pesquisa sobre o mercado, os custos, o preço de venda, a operação, as preferências do público e as ações da concorrência.

O planejamento vai determinar como seu produto será vendido, a quem será vendido, o retorno esperado, as necessidades do mercado, além de metas escaláveis. Daí a necessidade de se colocar tudo no papel.

Existem diferentes modelos de planejamento, a exemplo do Business Model Canvas, em que os gestores podem estabelecer os pontos fundamentais do negócio e assim obter um direcionamento adequado.

2. Não conhecer o mercado em que atua

Ao iniciar um negócio virtual, o empreendedor deve conhecer o mercado em que está entrando, o seu público, e ainda, como cativá-lo.

Se você ainda não tem domínio sobre o mercado em que atua, sempre há tempo para começar a estudá-lo. Dessa forma, você pode melhorar a sua estratégia e aperfeiçoar a sua atuação.

É importante conhecer desde a plataforma utilizada, se ela atende às suas demandas e expectativas, se permite o crescimento, até a forma como seu negócio é reconhecido.

3. Não ter um foco definido

Vender de tudo, e para todo mundo, é um erro comum e pode ser determinante para o fracasso do negócio. O mercado ainda não está saturado.

Existem abordagens e nichos a serem explorados, bem como oportunidades de negócios interessantes. Para chegar até eles, será preciso aprender, planejar suas ações e, principalmente, inovar.

4. Não se atentar à segurança do e-commerce

Um e-commerce precisa atender aos requisitos básicos de segurança para proteger suas operações. Isso requer um certificado de segurança SSL para criptografar os dados compartilhados entre o consumidor e a empresa, gateways de pagamento, políticas de segurança, análises de risco e tudo mais que for necessário para manter o ambiente seguro.

As fraudes estão presentes em todos os campos da rede e podem comprometer o futuro do negócio. Por essa razão, esse aspecto exige atenção especial.

5. Não acompanhar as métricas

Existem diferentes métricas que os gestores devem monitorar para avaliar se sua estratégia está funcionando de forma adequada. É hora de saber de onde seu público está vindo, qual a taxa de conversão, o ROI (Retorno Sobre o Investimento), taxa de abandono, entre outros fatores que ajudam a aperfeiçoar suas ações.

Entre as ferramentas indispensáveis para a gestão está o Google Anlytics:

  • Google Analytics: para mensurar os dados de acesso da loja virtual, taxa de rejeição, tempo de visita. Ele é capaz de mostrar os dados de suas campanhas de marketing também, e outras informações relevantes ao bom andamento do seu negócio.

Não há uma fórmula mágica para criar um e-commerce de sucesso, mas há um caminho, e ele exige monitoramento, atenção e comprometimento. Dessa forma é possível conquistar novos mercados e obter bons resultados.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas atualizações? Então sigas as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook e no YouTube!

Redação Portal do Ecommerce
Redação Portal do Ecommerce
A Equipe do Portal do Ecommerce é formada por especialistas em estratégias digitais, marketing, vendas e conteúdo.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

meios de pagamentofotos produtos do ecommerce