5 coisas básicas para começar sua loja virtual

Home / Estratégia para Ecommerce / Evoluir Loja Virtual / 5 coisas básicas para começar sua loja virtual

5 coisas básicas para começar sua loja virtual

Começar a loja virtual é uma importante decisão na jornada de todo empreendedor. Significa ingressar em um mundo de novas possibilidades e crescimento. Representa também um mundo de novos desafios e oportunidades.

Mercado em crescimento

O Ecommerce cresceu 22% de 2015 para 2016 em faturamento. O número de consumidores digitais atingiu seu recorde com 48 milhões em 2016. Quase 1/4 da população brasileira consumiu online.
A expectativa de crescimento para 2017 é de 12%. Representando um faturamento de R$50 Bilhões segundo a  Ebit.

Consumidores on-line

O consumidor mudou. Antes da internet quem desejasse comprar algo ia a shoppings ou alguma rua famosa por ter lojas do que ele desejava. Dava uma volta para ver as opções e escolhia dentre o que estava ali.
Agora, com o avanço da internet e, principalmente, da internet móvel, o jogo mudou. As possibilidades de compra não se resumem a uma rua ou shopping. A concorrência virou nacional e, dependendo do segmento, até internacional.
Antes de ir a algum lugar físico o comprador busca online suas opções. Vasculha a internet para ver reviews e comentários sobre os produtos e empresas que estão sendo ofertados. Procura vídeo de demonstração do produto. Confere a nota da empresa no Reclame Aqui. A jornada de compra definitivamente não é mais a mesma.

Por que vender online?

Ao mesmo tempo que o consumidor ficou mais informado, ele também se acostumou com conforto. Afinal de contas, quem não gosta de conforto?!
Se antes era preciso pegar trânsito, buscar vaga para o carro, entrar e sair de lojas. Agora, ele pode pedir o que quiser e receber em casa. Em alguns casos no mesmo dia ou no dia seguinte.

O que precisa para começar a loja virtual

Nesse texto já estamos considerando que você já possui uma ideia de negócio. Caso ainda não tenha, confira como encontrar ótimas oportunidades de negócio online.

Existem 5 coisas básicas que são obrigatórias para começar sua loja.

 

  1. Domínio

É o endereço digital do seu site. Por exemplo, aqui no Portal nosso domínio é: www.portaldoecommerce.com
Não é preciso nem explicar o motivo do domínio ser vital para criação de qualquer site.
Você pode escolher e comprar seu domínio em sites como: Registro.br e e-dominios.
  1. Host

O host também é conhecido como hospedagem. Em outras palavras, é onde o seu site vai “morar”.
Então, quando as pessoas digitarem o seu endereço digital (seu domínio), serão encaminhadas para esse host.
A maioria das plataformas de Ecommerce oferece a hospedagem junto com os seus serviços.
  1. Plataforma

Plataforma de Ecommerce é o software que sua loja terá para exibir e vender seus produtos. É muito importante ter bastante atenção ao escolher a sua plataforma. Pois ela será determinante no sucesso do seu negócio.
Confira abaixo um vídeo do Portal do Ecommerce falando sobre pontos vitais para escolher sua plataforma.
  1. Meios de pagamento

São as formas pelas quais as pessoas compraram no seu site. Entre as mais comuns: Cartão de crédito e boleto.
Existem também formas que a pessoa não precisa digitar os dados do cartão. Por exemplo, ela pode apenas fazer login no Paypal ou Pagseguro.
Atenção! Quando for escolher os meios de pagamento, lembre-se de pensar em quantas vezes deixará o cliente parcelar e o custo que isso pode gerar para você.
  1. Integração com correios

Após o cliente realizar uma compra, você precisa enviar o produto. Logo, é fundamental sua plataforma ter uma integração com a tabela de frete do seu operador logístico.
No Brasil o único operador que entrega em 100% do território é o Correio. As plataformas, em geral, já possuem uma integração com os Correios para calcular o custo e prazo do frete.
Importante: se você possuir um processo interno de emissão de notas fiscais ou não despachar produtos todos os dias, é sempre bom colocar alguns dias adicionais ao prazo dos Correios. Esses dias serão utilizados para seus processos internos.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil! 🙂 Se ficou com alguma dúvida, pode deixar um comentário ou enviar um email para contato@portaldoecommerce.com
Acompanhe nosso conteúdo pela nossa página no Facebook.
Hawan Moraes
Hawan Moraes
Hawan Moraes é Sócio-Fundador da Simples. Inovação e Modelagem de Negócios, atua com consultoria e empreendedorismo há mais de 5 anos. Atualmente é um dos responsáveis pela criação da estratégia do e-commerce da First Class, segunda maior empresa do Brasil no setor de cama, mesa e banho. Já participou de diversos projetos, de alimentação até projetos artísticos e óleo e gás. Inspirado em Richard Branson (fundador do Virgin Group), está sempre em busca de novos modelos de negócios. Apaixonado por música, filmes e viagens. Viciado em lego e desafios.
Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

como-aumentar-autoridade-do-dominiopixel de conversao